quarta-feira, 23 de julho de 2025

Roda de Conversa destaca protagonismo indígena no cinema de Mato Grosso


Evento reúne cineastas dos povos Xavante, Ikpeng, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje para compartilhar experiências audiovisuais

Kamatxi Ikpeng, nascido em 1988 na aldeia Moygu no Território Indígenas do Xingu (TIX), começou a se interessar pelo audiovisual ainda na infância, como participante do documentário Marangmotxingmo Mïrang (Das Crianças Ikpeng para o Mundo), um filme que foi uma resposta das crianças ikpeng à vídeo-carta das crianças cubanas da Sierra Maestra, realizado pela TV Serrana.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Caimi Waiassé Xavante traz cultura, audiovisual e protagonismo indígena no IV Colóquio de Educomunicação


O cineasta Xavante apresentará sua trajetória no cinema indígena e destacará a resistência cultural através da imagem

Caimi Waiassé Xavante, educador e cineasta indígena, é um dos participantes convidados do 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. Sua participação será na Roda de Conversas com cineastas das etnias Kisêdje, Ikpeng, Kuikuro, Kaiabi e Myky, mediado por debatedores não-indígenas que atuam com produção audiovisual nacional e internacional. Em sua fala, irá destacar a importância do protagonismo indígena nos campos da educação, arte e comunicação.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Cineasta Typju Mỹky participará de roda de conversa sobre cinema indígena no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação



O cineasta indígena Typju Mỹky, estudante de Licenciatura em Pedagogia Intercultural na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), será um dos participantes da roda de conversa ‘’Cinema Indígena e os Cineastas Indígenas”. A mesa acontecerá no dia 23 de agosto, a partir das 8 horas com transmissão pelo youtube, encerrando IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

IV Colóquio recebe Gilson Costa que é pesquisador em produção audiovisual indígena


Professor da UFMT Araguaia estará presente no IV Colóquio de Mato-grossense de Educomunicação e compartilhará sua sua produção audiovisual Xavante


Documentarista premiado, pesquisador e docente titular no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Araguaia, Gilson Costa foi confirmado como um dos conferencistas do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. O pesquisador compartilhará suas vivências no trabalho com o cinema indígena, participando em dois momentos do evento, em que discutirá a importância dessa temática para os dias atuais e o papel da Universidade nesse processo.

Gilson estará presente na Mesa-redonda: Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena, no dia 22 de agosto, entre às 9h30min e às 11h30min, que tem como proposta uma discussão sobre o audiovisual como ferramenta de resistência cultural, de identidade e de educação intercultural.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Roda de Conversa sobre Cinema Indígena reunirá cineastas de seis povos de Mato Grosso no 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação



No dia 23 de agosto de 2025, o IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação sediará a Roda de Conversa “Cinema Indígena e os Cineastas Indígenas”, em Barra do Bugres com transmissão ao vivo a partir das 8 horas, fuso horário de Brasília. Será um espaço de diálogo e troca de saberes entre cineastas de diferentes povos indígenas de Mato Grosso. A atividade apresentará as histórias de empoderamento e resistência dos povos Xavante, Ikpeng, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje, que vêm utilizando o audiovisual como ferramenta de expressão cultural, política e educacional.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

As submissões de trabalhos foram prorrogadas até do dia 19 de julho


O 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação é um evento híbrido que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto a partir de Cáceres e Barra do Bugres - MT.


Aproveite o novo prazo para submissão de trabalhos para o 4º Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. Os resumos expandidos e os relatos de experiência podem ser enviados até o dia 19 de julho, sábado. Os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 29 de julho e as apresentações serão totalmente on-line pelo Google Meet nas tardes dos dias 21 e 22 de agosto.

terça-feira, 15 de julho de 2025

O Colóquio terá participação o jornalista João José Alencar

O jornalista João José Alencar estará no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunição, que acontecerá entre 21 e 23 de agosto e estará mediando a segunda mesa de discussão. Ele que é membro do grupo de pesquisa Educom.Jor e integra a rede básica de educação do Estado de Mato Grosso, da Seduc-MT.

Submissões encerram hoje

Último dia para as submissões de trabalhos é hoje, 15 de julho.

As apresentações serão realizadas de modo on-line.

Mande seu resumo expandido ou relato de experiência e participe do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação clicando aqui.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Contagem regressiva: faltam cinco dias para encerrar o prazo de submissão de trabalhos

Submissão de trabalhos até 15 de julho.

Mande seu resumo expandido ou relato de experiência.

Confira outros prazos após a avaliação:
* ajustes: 01/08;
* divulgação final dos textos aprovados: 04/08;
* divulgação do cronograma de apresentação dos trabalhos/ensalamento: 08/08.
Inscreva-se aqui.

Participe do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação

Evento semipresencial com destaque para as atividades on-line e com carga horária de 20h.

Inscreva seu trabalho até 15 de julho no IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação

Você pode inscrever os trabalhos em um dos seis eixos temáticos:

GT 1 – Interculturalidade indígena na educação básica
GT 2 – ODS, extensão universitária e território
GT 3 – Segunda língua como caminho de empoderamento
GT 4 – Áreas educomunicativas como exercício da cidadania
GT 5 – Comunicação, Educação e Meio Ambiente
GT 6 – Relações étnico-raciais interculturais

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Claudia Ferraz participa de mesa-redonda sobre a Rede Wayuri em São Gabriel da Cachoeira





A comunicadora do Povo Wanano vai destacar experiências de comunicação intercultural e o protagonismo de povos indígenas na produção de conteúdo informativo e comunitário no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação


A comunicadora indígena do povo Wanano, Claudia Ferraz irá participar da Mesa 3 sobre “Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena” na sexta-feira (22 de agosto), das 9h30 às 11h30. Ela destaca a importância da comunicação comunitária entre os povos originários da Amazônia a partir de sua integração na Rede Wayuri - coletivo de comunicadores indígenas do Alto Rio Negro, na região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Mesa-redonda debate a produção audiovisual e educomunicativa indígena no 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação



No dia 22 de agosto de 2025, das 9h30 às 11h30, será realizada a mesa-redonda “Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena”, um dos destaques da programação do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. A atividade reunirá pesquisadores e comunicadores indígenas que, a partir de suas experiências, irão discutir as múltiplas formas de produção audiovisual realizada com e sobre os povos indígenas.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

sábado, 5 de julho de 2025

Faltam 10 dias para encerrar o prazo de submissão

Ainda não enviou seu trabalho? 
Corre, você tem até dia 15 de julho.

Apresentação de trabalhos (on-line). Modalidades: Resumo Expandido ou Relato de Experiência.

Inscreva-se aqui.

















sexta-feira, 4 de julho de 2025

Equipe de acessibilidade promove ações para garantir a participação de todos no IV Colóquio


A equipe de acessibilidade do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação está acompanhando os bastidores do evento com foco na comunicação acessível. Nesta edição, a equipe é composta por quatro intérpretes e ainda participam estudantes, dentre os quais um cego e um surdo, que atuarão diretamente no suporte à inclusão. Durante toda a programação, haverá transmissão simultânea pelo Youtube com recursos de acessibilidade para garantir que todas as pessoas possam acompanhar de forma adequada.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Segunda mesa do IV Colóquio articula ODS e extensão universitária




Evento reúne especialistas para dialogar sobre a educomunicação na promoção dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável em ações de extensão no ensino superior.


A segunda mesa do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação tem como objetivo apresentar as múltiplas áreas de intervenção educomunicativas, que contribuem para a extensão universitária possibilitando aos alunos de graduação a realização de trabalhos em territórios que façam a diferença nos quais estejam inseridos. A mediação será da jornalista Cristiane Parente, sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação - ABPEducom e Diretora da Iandé Comunicação e Educação. A mesa ocorrerá no dia 22 de agosto de 2025, às 7h30 e promoverá um diálogo sobre as práticas pedagógicas-comunicacionais, inspiradas por Paulo Freire, que defende a possibilidade de transformar sua própria realidade a partir da reflexão e educação.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Ismar de Oliveira Soares, uma referência para a Educomunicação


O professor Ismar de Oliveira Soares será um dos convidados do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que participará da mesa 1 “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, no dia 21 de agosto de 2025. Em sua fala irá abordar as origens das pesquisas em Educomunicação e de Educomunicação Socioambiental, demonstrando que há espaço na educação básica para práticas educomunicativas.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Jornalista Helena Corezomaé da etnia Balatiponé-Umutina discute o papel da comunicação e valorização das culturas e territórios ancestrais


Marcada pela sua trajetória na luta dos povos indígenas, Helena irá abordar como combater os estereótipos e promover um diálogo intercultural.

Helena Corezomaé será uma das palestrantes da mesa redonda “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena, que acontecerá no dia 21 de agosto de 2025, das 08h30 às 11h30, de maneira semipresencial.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Trajetória de impacto: Ariane Porto e compromisso com cultura, teatro, cinema e comunicação


A cineasta Ariane Porto será uma das debatedoras da Roda de Conversa que reúne cineastas indígenas, junto com outros dois documentaristas que atuam com produção audiovisual voltada para indígenas e são professores no Brasil e Reino Unido. Esta é uma ação do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto de 2025, de maneira semipresencial, com transmissão pelo YouTube.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Mário Ramão Villalva traz abordagens Guarani e novos paradigmas para o Colóquio EducomMT


Educomunicação, cultura indígena e sustentabilidade em destaque no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e responsável pela disciplina de Língua e Cultura Guarani, Mário Ramão Villalva será um dos palestrantes do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. Com ampla experiência na valorização dos conhecimentos indígenas e das práticas de educomunicação em ambientes interculturais, Mário irá participar de duas mesas redondas no evento, a partir de uma perspectiva que articula academia, espiritualidade e batalha dos povos indígenas.

sábado, 21 de junho de 2025

Participe do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação

Inscreva seu trabalho até 15 de julho!

Inscreva-se como ouvinte até 15 de agosto!

Mais informações e inscrições clique aqui.

Evento semipresencial com destaque para as atividades on-line e com carga horária de 20h.

Acesse também as redes sociais:

📷 Instagram: @educom.unemat

📘 Facebook: Coloquio.Educom

📺 YouTube: Canal do Educom.JOR

#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Sucena Shkrada Resk discute jornalismo socioambiental independente em mesa do 4º Colóquio Mato-grossense


O evento reúne especialistas, estudantes e comunicadores populares para discutir práticas educomunicativas voltadas à sustentabilidade, interculturalidade e justiça social.

A jornalista Sucena Shkrada Resk estará presente na mesa-redonda “Educomunicação, ODS e Extensão Universitária”, que integra a programação do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, marcado para os dias 21, 22 e 23 de agosto de 2025. A atividade acontece na manhã do dia 22 de agosto, das 8h30 às 10h30 no fuso horário de Brasília.

domingo, 15 de junho de 2025

Abertas inscrições para ouvintes no 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação

Interessados em temas como educomunicação, interculturalidade indígena e meio ambiente já podem se inscrever para participação como ouvinte no IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação, que acontecerá de 21 a 23 de agosto, de forma semipresencial, com atividades em Cáceres (MT), Barra do Bugres (MT) e também com transmissões ao vivo para o público pelo canal do YouTube.

Com o tema “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, o evento pretende fomentar debates e experiências que cruzam saberes ancestrais, práticas educomunicativas e pesquisas contemporâneas. A quarta edição consolida a interlocução com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e reúne representantes de todas as regiões do Brasil e do exterior.

Financiado por edital da Capes, o colóquio terá abrangência internacional, com destaque para a presença de pesquisadores da área de Comunicação e Audiovisual da Bournemouth University (Reino Unido), que integram a comissão organizadora. A programação contará com conferências, rodas de conversa, grupos de trabalho e palestras, além da participação ativa de cineastas indígenas de Mato Grosso, especialmente na Roda de Conversa do último dia.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Cármen Gattás discute educomunicação e a sustentabilidade em territórios Guarani no 4º Colóquio Mato-grossense


A pesquisadora apresenta estratégias de educomunicação socioambiental em comunidades indígenas Guarani

No dia 21 de agosto de 2025, das 8h30 às 11h30 (horário de Brasília), Cármen Gattás será uma das participantes da mesa-redonda “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”. A temática que a pesquisadora irá discutir será “Entre saberes e narrativas: a educomunicação socioambiental como ponte para a sustentabilidade em comunidades tradicionais”. O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão online e atividades presenciais em polos parceiros. Em sua participação, a convidada abordará estratégias de comunicação ambiental e ações desenvolvidas em territórios Guarani em São Paulo e Rio Grande do Sul. A atividade faz parte de um ciclo de debates sobre educomunicação socioambiental e intercultural.