sexta-feira, 25 de julho de 2025
Kamikia Kisedje participa de roda de conversa sobre cinema e cineastas indígenas no IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação
O cineasta indígena Kamikia Kisedje irá participar da roda de conversa ‘’Cinema Indígena e os Cineastas Indígenas” do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. O encontro acontecerá no dia 23 de agosto, às 8h com transmissão pelo YouTubee encerrará o Colóquio.
Em sua participação no evento, Kamikia irá debater sobre a comunicação a partir das vivências e produções audiovisuais indígenas, contribuindo para uma abordagem mais plural, crítica e intercultural do cinema. Seu olhar sensível oferece uma perspectiva única sobre a comunicação como ferramenta de resistência, afirmação identitária e transformação social.
Kamikia é do povo Kisedje, da Território Indígena Wawi, a leste do Território Indígena do Xingu, no município de Querência-MT, e tem formação em produção audiovisual pelo projeto Vídeo nas Aldeias, escola de cinema para os povos indígenas do Brasil. Desde o ano 2000 atua, acompanha e registra em áudio e vídeo as lutas dos povos indígenas do Xingu, documentando as lutas, as culturas e os territórios dos povos indígenas.
Começou a fotografar em 2005, mas foi em 2007 que mergulhou, definitivamente, como fotógrafo, cineasta e oficineiro (ensinando aos outros as técnicas que aprendia), o que o fez viajar o mundo todo e o Brasil. Hoje é o cineasta e fotógrafo mais atuante e conhecido no movimento indígena em Mato Grosso.
O cineasta também se destacou como cinejornalista, realizando coberturas de eventos políticos, encontros, festas tradicionais e outras manifestações culturais indígenas. Por meio de seu canal no YouTube, ele compartilha registros que documentam o cotidiano, as lutas e as reivindicações dos povos originários, sendo uma importante voz no cenário da comunicação indígena. Além disso, trabalha com questões das mudanças climáticas e das ameaças aos territórios indígenas, o que o tornou uma referência nacional e internacional.
Hoje, Kamikia atua como fotógrafo e cineasta freelancer, acompanhando o movimento indígena em todo o Brasil e participando de importantes agendas políticas, culturais e ambientais, sempre trazendo um olhar comprometido com os direitos e a memória dos povos originários.
O IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área para debater educomunicação, jornalismo, comunicação, educação, práticas extensionistas no estado de Mato Grosso e cinema e audiovisual.
Inscreva-se aqui.
Texto | Rian Bispo
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário