quinta-feira, 17 de julho de 2025

Roda de Conversa sobre Cinema Indígena reunirá cineastas de seis povos de Mato Grosso no 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação



No dia 23 de agosto de 2025, o IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação sediará a Roda de Conversa “Cinema Indígena e os Cineastas Indígenas”, em Barra do Bugres com transmissão ao vivo a partir das 8 horas, fuso horário de Brasília. Será um espaço de diálogo e troca de saberes entre cineastas de diferentes povos indígenas de Mato Grosso. A atividade apresentará as histórias de empoderamento e resistência dos povos Xavante, Ikpeng, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje, que vêm utilizando o audiovisual como ferramenta de expressão cultural, política e educacional.
Entre os cineastas palestrantes, destaca-se Caimi Waiassé Xavante, que iniciou sua trajetória cinematográfica ainda na década de 1990, motivado pelos anciãos de seu povo. Com mais de dez produções no currículo, quatro delas premiadas em festivais nacionais e internacionais, Caimi é referência no fortalecimento da memória e identidade indígena por meio do cinema.

Participam desta Roda de Conversa quatro cineastas dos Territórios Indígenas Xingu (TIX) e Wawi (leste Xingu) - Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisedje, Kujãesage Kaiabi e Takumã Kuikuro. Kujãesage vem se destacando como uma das vozes femininas do TIX. Com trabalho na área desde o ano 2000, Kamikia é inspiração para jovens do movimento indígena. Takumã é idealizador do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena e fundador do Coletivo Kuikuro de Cinema. A partir de 2012, Kamatxi passou a coordenar a MAWO (Casa de Cultura Ikpeng, criada em 2008) e a formar jovens Ikpeng em audiovisual.

Estudante da Unemat, Typju é cofundador do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky. Todos são atuantes na produção de filmes que retratam, com protagonismo e autenticidade, as vivências e cosmologias de seus povos.

A mediação e o debate ficarão a cargo da cineasta Ariane Porto e dos documentaristas que também são professores Carolina Machado Oliveira e Gilson Moraes da Costa que apresentam pesquisas e trajetória consolidada na área de produção audiovisual e cinema.

A Roda de Conversa será aberta ao público participante do Colóquio, que neste ano tem como tema central “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”. O evento se propõe a promover intercâmbios entre saberes acadêmicos e ancestrais, fortalecendo as discussões sobre comunicação, educação e meio ambiente a partir das experiências de diferentes territórios e culturas.


A programação completa do IV Colóquio pode ser conferida clicando aqui.


Texto | Diones Krinski

#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor

Nenhum comentário:

Postar um comentário