sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Maria Matesanz Del Bairro, Pesquisadora Espanhola

Maria Matesanz Del Bairro –
Universidade Complutense de Madrid

Maria Matesanz Del Bairro é uma das palestrantes da mesa redonda Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

É professora associada da Divisão de Linguística Geral do Departamento de Linguística Geral e Árabe, Hebraico e Estudos da Ásia Oriental da Universidade Complutense de Madrid desde julho de 2008. Professora Catedrática em 2015. É Coordenadora do Programa de Doutorado em Linguística Teórica e Aplicada.

Participou como Professor Visitante no Mestrado em Ciências da Linguagem e Linguística Hispânica da UNED ensinando Etnolinguística (2013-2014). É diretora da equipe de investigação Complutense do LALINGAP desde 2009. Sua investigação desenvolve-se principalmente em três grandes linhas de investigação relacionadas com a sua carreira de investigação e docência: intercompreensão e aquisição de uma segunda língua, lexicologia e lexicografia e análise do discurso. 

A pesquisadora abordará o tema dos direitos linguísticos na fronteira entre Brasil e Bolívia., juntamente com a professora Viviane Ferreira Martins, da mesma universidade espanhola.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Fronteira, Corpo E Direitos Linguísticos Serão Discutidos No III Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação

Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos

Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos é o tema da primeira mesa-redonda do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, na tarde do dia 19 de novembro de 2020, com a participação de pesquisadores da Espanha e do Brasil. A mesa apresentará um panorama nacional e internacional e discutirá os direitos das pessoas que vivem na fronteira ou com deficiências auditivas, assim como seu acesso à educação e comunicação.  

“Será uma oportunidade para dialogar sobre as especificidades linguísticas num contexto de direitos e conquistas em relação a dar condições para que as pessoas possam se comunicar em sua língua de origem,” argumenta a mediadora do debate e professora da Unemat, Geni Conceição Figueiredo Zacarkim, integrante do grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), um dos organizadores do colóquio.