sábado, 31 de outubro de 2020

Claudemir Viana, Da ECA-USP E ABPEducom

Claudemir Edson Viana –
Universidade de São Paulo (USP) e ABPEducom

Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e Secretário Executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Claudemir Viana é um dos palestrantes da mesa Infância, Consumo e Meio Ambiente, a ser realizada no dia 20 de novembro de 2020, das 10h30 às 12h. 

Com uma vasta experiência educomunicativa em processos educomunicativos, Viana se propõe a “estimular boas reflexões sobre a relação entre educomunicação e a cultura infantojuvenil, o convívio com a mídia e o protagonismo crítico”.

“É preciso ampliar a compreensão sobre a infância e a juventude como âmbitos socioculturais em que os indivíduos e coletivos se fazem sujeitos sócio-histórico-culturais, recorrendo a estudos e pesquisas internacionais e nacionais de recepção infantil midiática, e de estudos de caso no campo da interface comunicação/educação, em especial com análises sobre este contexto cultural sob a perspectiva da educomunicação”, aponta o professor.

Rafael Gue Martini, Da UDESC E ABPEducom

Rafael Gue Martini –
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),
 ABPEducom

Com vasta experiência em Educomunicação Socioambiental com foco em sustentabilidade, Rafael Gué Martini contribui com a mesa Infância, Consumo e Meio Ambiente, no dia 20 de novembro de 2020, entre as 10h30 e 12h (fuso horário de Mato Grosso). O pesquisador faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

Juntamente com a professora Rosane Rosa, o palestrante participou do Seminário “A Educomunicação como uma Epistemologia do Sul: possibilidades emancipatórias”. Enquanto, Rosane destacou sua pesquisa de pós-doutorado realizada em Portugal com Boaventura Sousa Santos, Rafael discutiu a Metodologia de Diagnóstico, Análise e Intervenção Social desenvolvida pelo sociólogo Eduardo Vizer, como mais um aporte epistemológico do Sul à educomunicação.

É professor da área de Educação e Comunicação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Educação pela Universidade do Minho (PT), na linha Tecnologia Educativa. Membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom. Vice-líder do grupo de pesquisa Educom Floripa (CNPq/UDESC). Integrante do PainelMar e do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Gabriela Amorin Ferruzzi, Doutoranda Da Unesp

Gabriela Amorin Ferruzzi –
SME Presidente Prudente
A doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e professora de educação infantil pela prefeitura de Presidente Prudente (São Paulo), Gabriela Amorin Ferruzzi compõe a mesa Infância, Consumo e Meio Ambiente, no dia 20 de novembro de 2020, entre as 10h30 e 12h.

Em sua apresentação, a pesquisadora discute a relação da propaganda com a infância e o consumo infantil, abrangendo questões relacionadas à recepção midiática, à regulamentação publicitária e à leitura crítica dos meios.

É importante destacar que Gabriela também participou da segunda versão deste evento com apresentação de trabalho. Além de palestrante, Gabriela participa do evento como coordenadora de um dos eixos temáticos.

É Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/Unesp; Especialista em Psicopedagogia, Docência do Ensino Superior e Pedagogia Empresarial; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/Unesp; Professora de Educação Infantil pela Prefeitura de Presidente Prudente.

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Do LabGrim-UFC

Inês Vitorino Sampaio –
Laboratório de Pesquisa da Relação
Infância, Juventude e Mídia (LabGrim) –
Universidade Federal do Ceará (UFC)
A professora Inês Sílvia Vitorino Sampaio participa da mesa Infância, Consumo e Meio Ambiente, no dia 20 de novembro de 2020, entre as 10h30 e 12h. Em sua fala aborda a temática sobre crianças e adolescentes como prosumers e cidadãos.

É Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com Doutorado Sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster e estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, é também Professora Associada ao Berkman Klein Center na Harvard University (2020-2021).

É uma das fundadoras e atual vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGrim), tendo como  tópicos principais de interesse os direitos digitais de crianças e jovens, desigualdade e inclusão social, privacidade e segurança de dados, publicidade infantil e consumismo. É  autora do livro Televisão, Publicidade e Infância, coautora do livro Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil, entre outros

João José Alencar, Da Seduc-MT, ABPEducom E Educom.JOR

João José Alencar – Escola Estadual Maria Auxiliadora
em Alto Araguaia-MT, Seduc-MT, Educom.JOR

O técnico administrativo educacional na Escola Estadual Maria Auxiliadora em Alto Araguaia-MT João José Alencar é um dos integrantes da mesa Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso no dia 20 de novembro de 2020, entre 14h e 15h30 . Em sua experiência profissional e acadêmica, o pesquisador vem aprofundando os processos educomunicativos na educação básica.

É Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente-SP (2015-2018). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Foi colaborador do projeto de extensão Revista Se Liga, durante a graduação e como egresso curso de Jornalismo, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Membro do grupo de pesquisa “As tecnologias de informação e comunicação, práticas pedagógicas e a docência”, na linha de pesquisa Formação de professores e as TICs: estudos sobre representação social, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom). Atua com pesquisas com os seguintes temas: Educação, Comunicação e Educomunicação.

Elisângela Lopes De Lima Carvalho, Da Seduc-MT, ABPEducom E Educom.JOR

Elisângela Lopes de Lima Carvalho –
Professora da Seduc-MT em Jaciara,
associada da ABPEducom e
membro do Educom.JOR
A professora Elisângela Lopes de Lima Carvalho integra a mesa Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso no dia 20 de novembro de 2020, entre 14h e 15h30 . É Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/CUR, na linha de pesquisa formação de professores e políticas públicas educacionais.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Especialização em Língua Portuguesa (UFMT/CUR) e Especialização em Tecnologias em Educação (PUC-RIO). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola Municipal Magda Ivana e de Língua Portuguesa no Ensino Médio na Escola Estadual Prefeito Artur Ramos.

Atuou como coordenadora do Núcleo Tecnológico do Município de Jaciara, bem como Coordenadora de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Jaciara. Coordena o Projeto Educomunicação da Escola Estadual Prefeito Artur Ramos e na Magda Ivana.

Tem experiência na área de Comunicação e Língua Portuguesa, com ênfase em Letras, atuando principalmente no seguinte tema: interdisciplinaridade, ensino fundamental, formação continuada em tecnologias educacionais, mídias no ambiente escolar: jornal e rádio escolar.

Magda Matos, Do SindJor-MT

Magda Matos –
Sindicato d@s Jornalistas de Mato Grosso
(Sindjor MT)
A jornalista Magda Matos do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SindJor-MT) discute o papel do jornalismo profissional na guerra contra a desinformação durante a mesa O Jornalismo no contexto da desinformação no dia 20 de novembro de 2020, das 16h às 17h30.

Magda é vice-presidenta do Sindicato d@s Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor MT) na atual gestão, que se encerra em dezembro/2020. Jornalista formada pela UFMT em 1998. Foi assessora de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Mato Grosso (SINDSEP/MT) e da Faculdade Afirmativo. Servidora Pública efetiva da Secretaria de Estado de Saúde desde 2004.

É lotada há 12 anos no MT-Hemocentro, único banco de sangue público do Estado de Mato Grosso, como Captadora de Doadores de Sangue. No Hemocentro também atua como palestrante, desmitificando fatos relacionados à doação de sangue e ao cadastro de medula óssea junto à população geral, imprensa e empresas públicas e privadas, instituições militares e religiosas.

Cristiane Parente, Do CECS, ABPEducom E Educom.JOR

Cristiane Parente – Pesquisadora do Centro de Estudos
 de Comunicação e Sociedade da
Universidade do Minho (CECS),
ABPEducom, Educom.JOR
Cristiane Parente discute na mesa-redonda O Jornalismo no contexto da desinformação no dia 20 de novembro de 2020, das 16h às 17h30. Com mestrado e doutorado na área educomunicativa, a jornalista irá apresentar o tema sobre os Observatórios de mídia e imprensa como instâncias de participação e educomunicação.

Em sua visão, “os observatórios de mídia e imprensa têm sido um espaço de participação e cobrança por uma mídia que respeite os direitos humanos, o bom jornalismo e contribua com a educação midiática da sociedade”.

Jornalista, Educomunicadora. Doutora e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Diretora da Iandé Comunicação e Educação. Membro do Educom.Jor.

Lisa Costa, Da Estácio Campo Grande, ABPEducom E Educom.JOR

Elisangela Rodrigues da Costa (Lisa) –
Estácio de Sá, Campo Grande-MS –
ABPEducom, Educom.JOR
Com vasta experiência educomunicativa no contexto do jornalismo em meio às discussões sobre desinformação, a Jornalista Elisangela Rodrigues da Costa (Lisa) é uma das participantes da mesa-redonda O Jornalismo no contexto da desinformação no dia 20 de novembro de 2020, das 16h às 17h30.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip -2008), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep-1999), Especialista em Sociologia e Política (FSPSP); mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP- 2012) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP -2018).

É professora na Faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande-MS. Tem experiência na área do Jornalismo, docência Comunicação, Educomunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: conteúdos pedagógicos, linguagem, comunicação, educação, mediação, discurso,, professor, representação, discurso, televisão e mídia, educação, representações, escola pública.

Sergio Bairon, Da ECA-USP

Sergio Bairon – Escola de Comunicação e Artes
da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
O professor Sergio Bairon participada mesa-redonda Minorias, território e o direito à comunicação no dia 20 de novembro de 2020, das 19h às 20h40. Produção Partilhada do Conhecimento é a temática que o pesquisador no evento a partir de experiências que tem realizado com diversos grupos, dentre os quais, indígenas de Mato Grosso.

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de pesquisa na temática do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha.

Júlio César Barbosa Pedroso Da Cruz, Do Coletivo LGBT Do MST

Júlio César Barbosa Pedroso da Cruz-
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
de Mato Grosso pelo Coletivos LGBT
A mesa-redonda Minorias, território e o direito à comunicação no dia 20 de novembro de 2020, das 19h às 20h40, conta com a participação de Júlio César Barbosa Pedroso da Cruz. Ele é dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Mato Grosso pelo Coletivos LGBT. É ainda estudante de Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD).

Sobre o III Colóquio
O III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação tem como tema principal “Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania”. É promovido pelo grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), sediado na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento é gratuito, online e acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020.  

Thiago Cury Luiz, Da UFMT

Thiago Cury Luiz –
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT

O professor Thiago Cury Luiz da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa da mesa-redonda Minorias, território e o direito à comunicação no dia 20 de novembro de 2020, das 19h às 20h40. Em apresentação, o pesquisador fala sobre a experiência educomunicativa que consta em sua tese de doutorado, defendida em 2019: Fenomenologia transmidiática: cartografando o clima em Mata Cavalo – uma comunidade quilombola.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. É membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (Gpea) e integra a Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática (Reaja), projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

É mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, ambos pela Universidade de Marília. Atualmente, é professor-adjunto do Departamento de Comunicação Social e coordenador de Ensino de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Além disso, cursa Bacharelado em Filosofia na mesma instituição. Áreas de interesse e atuação: Jornalismo, política, Educomunicação, Emergência Climática, Desinformação.

Gonçalina Eva Almeida De Santa, Do Quilombo Mata Cavalo



Uma das participações mais esperadas na mesa-redonda Minorias, território e o direito à comunicação (20/11, das 19h às 20h40) é da professora da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, do Quilombo Mata Cavalo. A professora irá contar sobre sua experiência educativa e educomunicativa na escola.

Ela tem graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2009) e Especialização em Educação Infantil e Letramento pela Faculdades Integradas de Cuiabá (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Naine Terena De Jesus, Da Faculdade Católica De MT

Naine Terena de Jesus –
Faculdade Católica de Mato Grosso (FAAC-MT)
Naine Terena de Jesus participa da mesa-redonda Minorias, território e o direito à comunicação no dia 20 de novembro de 2020, das 19h às 20h40. A pesquisadora trabalha com propostas educomunicativas junto aos povos indígenas, de maneira especial, a seu povo Terena.

É doutora em educação pela PUC-SP, possui mestrado em Artes pela UnB, é graduada em Radialismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Realizou estágio pós-doutoral desenvolvendo pesquisa no Lêtece – UFMT e no Programa de Pos-graduação em educação da Unemat Campus Cáceres.

Docente na Faculdade Católica de Mato Grosso. Atua na Oráculo comunicação, educação e cultura, onde atua com pesquisas, docência em cursos livres, comunicação e execução de projetos. É docente nas áreas de Comunicação Social e Educação indígena, tem experiência na elaboração e execução de projetos culturais e realiza projetos e pesquisas na área de audiovisual e artes, povos indígenas e mídia, educação, rádio (com as vertentes de assessoria de imprensa e comunitária), vídeo, teatro, materiais didáticos e economia criativa.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Educom.JOR, o grupo de pesquisa




Cristiane Parente – Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), ABPEducom, Educom.JOR



Luci Ferraz de Mello – Edu-Com, Educom.JOR

Equipes De Trabalho Da Organização

Bastidores - III Colóquio
A Comissão Organizadora do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação é formada pelos membros do grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR) e por uma rede de colaboradores, da Unemat e de outras instituições, dentre os quais se destacam as equipes que contam com a participação de alunos.

As equipes foram organizadas de maneira para contemplar todas as frentes de trabalho do Colóquio, com destaque para as seguintes equipes:
1. Equipe de Organização Geral
2. Equipe de Atendimento aos participantes
3. Equipe de Assessoria de Imprensa
4. Equipe das Redes Sociais
5. Equipe das Webconferências
6. Equipe de Libras

Cuidando dos mínimos detalhes da Organização

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

III Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação

Tema: Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania
Data: 19, 20 e 21 de novembro (quinta, sexta e sábado)


Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos

Dia 19 de novembro – 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos
A proposta desta mesa é discutir os direitos das pessoas que vivem na fronteira ou são deficientes auditivos, no que tange às suas especificidades linguísticas e a sua inserção em contextos sociais que não estão preparados para essa inclusão. Ainda, apresentar um cenário brasileiro e internacional do que está sendo feito, no campo de direitos e conquistas, para pessoas que falam uma determinada língua, seja pela deficiência auditiva ou por falarem o dialeto específico de um povo, terem acesso à educação e a comunicação na sua língua de origem. E quando inseridos em outros ambientes diferentes, quais as conquistas e lutas para que essas pessoas tenham condições de interagir com outras culturas, com a finalidade de realizar uma troca de conhecimentos em vez de terem que somente se adequar a língua e aos padrões culturais dos grupos hegemônicos.

Fronteira e direitos linguísticos – Drª Maria Matesanz Del Bairro e Drª Viviane Ferreira Martins (Universidad Complutense de Madrid)
Libras e língua de sinais boliviana – Drª Stela Perné Santos (IFMT)
Mulher na fronteira Cáceres/San Matias 
– Me. Marli Barboza da Silva (Unemat)
Corpo, arte e mídia
 – Drª Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) e Euler David de Siqueira
Língua e identidade: um olhar sobre a fronteira entre Cáceres e San Matias – Me. Fernando Jesus da Silva (UFMT)
Mediação: Me. Geni Conceição Figueiredo Zacarkim (Unemat, Educom.JOR)

Dia 19 de novembro – 19h às 19h30 (horário de Brasília)

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Rosane Rosa, Da UFSM

Rosane Rosa, Professora da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
associada da ABPEducom

Rosane Rosa vai proferir a Conferência de Abertura do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, com o tema Educomunicação como uma Epistemologia do Sul, no dia 19 de novembro de 2020, às 19 horas.

A professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a supervisão do professor Boaventura de Souza Santos (2017-2018 – CAPES). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009- CNPQ), Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), graduada em Relações Públicas (1990) e Jornalismo (1992) pela Unisinos.

É professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria.

Foi professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001-2008), professora na pós-graduação latu sensu SENAC – São Paulo (2005-2007).

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Euler David De Siqueira, Da UFFRJ

Euler David de Siqueira -
Professor Titular da UFRRJ

Euler David de Siqueira é um dos palestrantes da mesa redonda Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

O professor Euler Siqueira discorrem sobre “Découvrez Rio comme un vrai Carioca” 1 : identidade, corpo e narrativas juntamente com a professora Denise Siqueira, da UERJ Para os pesquisadores, o tema da identidade tem suscitado calorosos debates, se tornando um tema polarizado por perspectivas essencialistas e construtivistas.

“Desembaraçar-se de sua identidade, entretanto, não parece ser um problema para aqueles que veiculam ou prometem a experiência de tornar-se um verdadeiro carioca”, destaca Denise.

Euler é Professor Titular da UFRRJ, Cientista Social IFCH/UERJ, Mestre e Doutor em Sociologia pelo IFCS\UFRJ. Pós-doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes Sorbonne, França, Professor efetivo do PPGPDS – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável – UFRRJ.

Conheça um pouco mais sobre a proposta de discussão dos autores:

Fernando Jesus Da Silva, Da UFMT

Fernando Jesus da Silva –
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),

Fernando Jesus da Silva é um dos palestrantes da mesa redonda Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Mestre em Estudos Culturais (UFMT), pesquisadora na linha Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade, e em Ensino de Jornalismo.

Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), vinculada à Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Aplicadas no campus de Tangará da Serra.

Marli Barboza Da Silva, Da Unemat

Marli Barboza da Silva –
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Marli Barboza da Silva é uma das palestrantes da mesa redonda Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Mestre em Estudos Culturais (UFMT), pesquisadora na linha Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade, e em Ensino de Jornalismo.

Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), vinculada à Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Aplicadas no campus de Tangará da Serra.

Stela Perné Santos, Do IFMT

Stela Perné Santos –
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
de Mato Grosso (IFMT)
Stela Perné Santos 
é uma das palestrantes da mesa redonda Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.
Surda Bilíngue e co-autora do Livro Lacuna 1. Possui graduação em História (PUC-Goiás, 2004), em Letras Libras (UFSC, 2010) e mestrado em Linguística (UnB, 2019). Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Surdez, Terminologia de Libras. Lei Maria da Penha para mulheres Surdas.