sábado, 31 de outubro de 2020

Claudemir Viana, Da ECA-USP E ABPEducom

Claudemir Edson Viana –
Universidade de São Paulo (USP) e ABPEducom

Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e Secretário Executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Claudemir Viana é um dos palestrantes da mesa Infância, Consumo e Meio Ambiente, a ser realizada no dia 20 de novembro de 2020, das 10h30 às 12h. 

Com uma vasta experiência educomunicativa em processos educomunicativos, Viana se propõe a “estimular boas reflexões sobre a relação entre educomunicação e a cultura infantojuvenil, o convívio com a mídia e o protagonismo crítico”.

“É preciso ampliar a compreensão sobre a infância e a juventude como âmbitos socioculturais em que os indivíduos e coletivos se fazem sujeitos sócio-histórico-culturais, recorrendo a estudos e pesquisas internacionais e nacionais de recepção infantil midiática, e de estudos de caso no campo da interface comunicação/educação, em especial com análises sobre este contexto cultural sob a perspectiva da educomunicação”, aponta o professor.

O professor Claudemir é Bacharel e Licenciado em História (USP). Mestre e Doutor em Comunicação (ECA/USP), com pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil. Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico na Faculdade Maria Montessori/SP, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP).

Foi colaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001, tornando-se coordenador do Núcleo em 2014. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC – Centro de Pesquisas sobre Educação e Ação Comunitária. Assumiu a cadeira de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação, na ECA/USP, em dezembro de 2013, e assumiu a coordenação pedagógica do curso em 2015.

Desde 2012 é o Secretário Executivo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. . É membro do Conselho Estadual de Educação em Direitos Humanos desde 2019. No projeto Educom.Saúde-SP (2019-2022), atua como consultor especialista em educomunicação.

Sobre o III Colóquio
O III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação tem como tema principal “Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania”. É promovido pelo grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), sediado na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento é gratuito, online e acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020.  

Sobre as inscrições e submissão de trabalhos
As inscrições que iniciaram no dia 15 de setembro, vão até novembro. Aos interessados em enviar relatos de experiências e resumos expandidos, a data limite para envio é 18 de outubro, pelo sistema de inscrições e podem ser acessadas em: eva.faespe.org.br/3educommt

Para acompanhar todos os detalhes, confira nossa presença na Internet:
Sistema de inscrições: eva.faespe.org.br/3educommt
Blog oficial: Coloquio Educom.MT
Fanpage: fb/Coloquio.Educom
Hashtags oficiais:#educomjor #3ColoquioMT #unemat

Nenhum comentário:

Postar um comentário