sábado, 14 de maio de 2016

Pesquisadora Da UFSM Vai Discutir Projetos Educomunicativos Em Níveis Nacional E Internacional No II Colóquio


Rosane Rosa trabalha com projetos educomunicativos em nível nacional e internacional, discutindo temas como Comunicação, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Educomunicação, Interculturalidade e Cidadania. A professora da UFSM vai participar da webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos“.

É vice-presidente da associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPPEducom) desde 2012. É coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Cabo Verde, e do Projeto Educomunicação Intercultural para Moçambique – Pro-mobilidade UAM.

A professora é responsável pelo Núcleo RS da ABPEducom e vem organizando os eventos denominados por EducomSul que realizou sua terceira edição, junto com o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação, em Porto Alegre, em 2015. O Núcleo vem realizando um trabalho em parceria com as escolas públicas do Rio Grande do Sul, integrando o Programa Mais Educação do MEC.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Rehder: Educomunicadora Defensora Do Direito Humano À Comunicação E À Educação Virá Ao II Colóquio

Maria Célia Giudicisse Rehder é uma ativista em Direitos Humanos no Brasil, tendo passado pela ONG Viração como educadora da Plataforma dos Centros Urbanos, atuando em mais de 30 comunidades populares de São Paulo. Seu foco principal é o direito à comunicação reconhecido como espaço de expressão dos atores sociais em contexto educacional, social, cultural e político. Atualmente, trabalhando na Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), a jornalista virá ao Colóquio para discutir o protagonismo juvenil e a luta pela educação básica para todos.

Maria Célia é membro do Conselho Científico Deliberativo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). É mestre em direitos humanos defendido na Itália, especializada em Gestão da Comunicação, Educação e Cultura (ECA-USP) e jornalista pela Mackenzie.

Há 16 anos integra como pesquisadora o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP). Nesse período, atuou como formadora no curso a distância Mídias na Educação (NCE-USP,/UFPE/MEC) e no projeto Educom.rádio.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Especialista Em Educomunicação Que Carregará A Tocha Olímpica Virá Ao II Colóquio

Radialista, professor de inglês da rede estadual de São Paulo, com especialização em Educomunicação, Carlos Lima poderá adicionar em seu currículo que carregou a Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016. Acontecerá no dia 26 de maio em sua cidade natal, Petrolina-PE. Foi o escolhido entre 110 pessoas pela sua colaboração nas práticas educomunicativas. Alguns dias depois, vai participar de três atividades do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, em Alto Araguaia.

Trabalhando desde 2001 dentro das escolas desenvolvendo projetos educomunicativos, a primeira iniciativa foi com o Educom.rádio, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), atuando com rádio escolar e protagonismo juvenil. O programa cresceu e mudou o nome para Nas ondas do rádio, graças à Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28/12/2004) que tornou a Educomunicação uma política pública na cidade de São Paulo. Em 2009, a Portaria 5.792 abriu a possibilidade de contratação de uma equipe de especialistas para realizar as formações dos docentes e contribuiu para o reconhecimento oficial dos projetos de educomunicação desenvolvidos nas escolas.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Jornalista Discute Empoderamento De Alunos E Práticas Educomunicativas De Jornais

A comunicação como instrumento de desenvolvimento – Jovens em ação, realidades em transformação. É essa temática que Cristiane Parente de Sá Barreto irá abordar no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. Jornalista, pesquisadora, professora e educomunicadora – “uma eterna estudante” – assim, se define. A jornalista cearense morava em Brasília quando se mudou para Portugal a fim de cursar o doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho-Portugal (Doutoranda em Educação para os Media).

Fez um Máster em Comunicación, Cultura y Educación pela Faculdade de Comunicação da Universidad Autónoma de Barcelona e é Mestre em Mídia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Esse mestrado uniu seu amor pela Educomunicação ao trabalho como coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação-ANJ entre 2008 e 2013, averiguando a ação de uma escola no interior do Mato Grosso do Sul e o empoderamento dos alunos a partir do trabalho feito com um jornal escolar em parceria com a comunidade.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Professor Vai Discutir A Mediação Do Adulto E Os Canais De Expressão Dos Estudantes Nas Ações Educomunicativas

De professor de História a animador de grupos de adolescentes que realizam cobertura educomunicativa na cidade de Porto Alegre-RS. Assim, é a vida do educomunicador Jesualdo Freitas de Freitas. Durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, o professor irá participar da mesa redonda, à distância, sobre “Direito à comunicação, empoderamento e protagonismo juvenil“.

Membro da Associação Brasileiras de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Jesualdo vem apresentando a todo o Brasil o empoderamento desses alunos, uma experiência bem similar ao que acontece na rede pública da cidade de São Paulo, que será apresentada nessa mesma conferência.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ismar De Oliveira Soares: Duas Décadas De Luta Aproximando Educação Básica, Ensino Superior E Educomunicação

Ismar de Oliveira Soares é educomunicador, mesmo antes do conceito de Educomunicação ter sido identificado como um campo autônomo do conhecimento, em 1999. O professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) desde 2012 e coordena a Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP. Na abertura do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, Ismar participará à distância falando sobre as instituições de ensino superior que estão trabalhando com a Educomunicação.

Fundou e coordena o Núcleo de Comunicações e Artes (NCE-USP). Esteve à frente da pesquisa que definiu e sistematizou, entre 1997 e 1998, o conceito da educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica na interface comunicação/educação. A pesquisa demonstrou que havia uma nova área com procedimentos que carregavam em si a perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire, a apropriação cultural e crítica dos meios de comunicação, dando a possibilidade aos agentes de serem produtores de cultura para melhorar seu entorno social.