quarta-feira, 23 de julho de 2025

Roda de Conversa destaca protagonismo indígena no cinema de Mato Grosso


Evento reúne cineastas dos povos Xavante, Ikpeng, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje para compartilhar experiências audiovisuais

Kamatxi Ikpeng, nascido em 1988 na aldeia Moygu no Território Indígenas do Xingu (TIX), começou a se interessar pelo audiovisual ainda na infância, como participante do documentário Marangmotxingmo Mïrang (Das Crianças Ikpeng para o Mundo), um filme que foi uma resposta das crianças ikpeng à vídeo-carta das crianças cubanas da Sierra Maestra, realizado pela TV Serrana.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Caimi Waiassé Xavante traz cultura, audiovisual e protagonismo indígena no IV Colóquio de Educomunicação


O cineasta Xavante apresentará sua trajetória no cinema indígena e destacará a resistência cultural através da imagem

Caimi Waiassé Xavante, educador e cineasta indígena, é um dos participantes convidados do 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. Sua participação será na Roda de Conversas com cineastas das etnias Kisêdje, Ikpeng, Kuikuro, Kaiabi e Myky, mediado por debatedores não-indígenas que atuam com produção audiovisual nacional e internacional. Em sua fala, irá destacar a importância do protagonismo indígena nos campos da educação, arte e comunicação.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Cineasta Typju Mỹky participará de roda de conversa sobre cinema indígena no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação



O cineasta indígena Typju Mỹky, estudante de Licenciatura em Pedagogia Intercultural na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), será um dos participantes da roda de conversa ‘’Cinema Indígena e os Cineastas Indígenas”. A mesa acontecerá no dia 23 de agosto, a partir das 8 horas com transmissão pelo youtube, encerrando IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação.