Evento reúne cineastas dos povos Xavante, Ikpeng, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje para compartilhar experiências audiovisuais
Kamatxi Ikpeng, nascido em 1988 na aldeia Moygu no Território Indígenas do Xingu (TIX), começou a se interessar pelo audiovisual ainda na infância, como participante do documentário Marangmotxingmo Mïrang (Das Crianças Ikpeng para o Mundo), um filme que foi uma resposta das crianças ikpeng à vídeo-carta das crianças cubanas da Sierra Maestra, realizado pela TV Serrana.
Iniciou suas próprias filmagens de festas e apresentações culturais em sua aldeia, em 2008. No mesmo ano, Kamatxi passou a integrar a equipe de audiovisual da Casa de Cultura Ikpeng, MAWO. Em 2012, assumiu a coordenação da MAWO, formando novas gerações de cineastas indígenas. Entre os trabalhos de destaque está o documentário Tximna Yukunang Som, que retrata o ritual Yumpuno, parte essencial da formação dos jovens guerreiros Ikpeng.
Em 2019, lançou Yarang Mamin, filme que acompanha a atuação das mulheres Ikpeng na coleta de sementes para o reflorestamento do entorno do TIX. O filme retrata o trabalho delicado e minucioso das mulheres aliado ao conhecimento tradicional ecológico do território em que vivem.
Sua experiência será dialogada com os cineastas dos povos Xavante, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje num espaço de troca de experiências, onde os próprios cineastas compartilham suas trajetórias no audiovisual como ferramenta de resistência, memória e fortalecimento cultural. O evento será realizado no dia 23 de agosto de 2025, a partir das 8 horas, fuso horário de Brasília, em Barra do Bugres, com transmissão pelo YouTube.
A roda de conversa não apenas valoriza a produção audiovisual indígena, mas também ressalta o papel do cinema como instrumento político e cultural, permitindo que os próprios povos contem suas histórias com suas vozes, saberes e olhares.
Texto | Renata Alves
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
Nenhum comentário:
Postar um comentário