O IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação reuniu pesquisadores de distintas partes do Brasil e do Reino Unido, em um momento de troca, aprendizado e conexões inesquecíveis. Obrigado a todos que fizeram parte dessa história!
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJorsegunda-feira, 1 de setembro de 2025
terça-feira, 26 de agosto de 2025
IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação promove diálogos sobre meio ambiente, interculturalidade e cinema indígena
![]() |
| Mesa de abertura |
A abertura oficial contou com a presença de parceiros e autoridades que demonstram a importância da temática no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – COP30.
Com três mesas redondas, uma roda de conversa e quatro grupos de trabalho, as discussões que aconteceram em Cáceres e Barra do Bugres foram transmitidas pelo YouTube nos canais Unemat Oficial e Educom.Jor.
Mais de 280 participantes de 15 estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina) e do Reino Unido se inscreveram no evento. Dentre eles, as comunidades indígenas de 32 Povos de Mato Grosso e uma do Amazonas, participaram como ouvintes, autores e convidados.
Dos 34 trabalhos inscritos, 29 foram apresentados, demarcando a localidade de autores de todas as regiões do país, sendo 11 do Centro-Oeste, 7 do Norte, 3 do Sul, 2 do Nordeste e 2 do Sudeste.
Com uma programação diversificada, o Colóquio reafirmou a importância da educomunicação como campo de construção coletiva de saberes, aproximando universidade, sociedade e comunidades tradicionais com atenção para a emergência climática.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Grupos de Trabalho com apresentações de relatos e resumos - parte II
Dois Grupos de Trabalhos (GTs) encerraram as atividades do segundo dia do 4° Colóquio de Educomunicação no dia 22 de agosto de 2025.
O GT 4 contou com cinco trabalhos apresentados nas áreas educomunicativas como exercício da cidadania e o GT 5 com seis trabalhos.
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Grupos de Trabalho com apresentações de relatos e resumos - parte I
Nesta quinta-feira (21/09), tivemos as primeiras apresentações dos resumos expandidos e relatos de experiência aprovados nos seis GTs do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.
Uma tarde produtiva, com pesquisas e discussões relevantes para se pensar a Educomunicação no Brasil.Cobertura da Cerimônia de Abertura do IV ColoquioMTeducom
O IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação, começou!
Com a presença de autoridades, tivemos a abertura oficial, que nos proporcionou um panorama da importância do evento.
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
Trabalhos submetidos ao IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação refletem diversidade proposta pelo evento
A quarta edição do Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação recebeu, durante o período de envio 34 trabalhos submetidos, vindos de diferentes regiões do país, propostos por um perfil diverso que envolveu estudantes, pesquisadores e educomunicadores. Os temas apresentados refletem a pluralidade de olhares e abordagens sobre a educomunicação, comunicação socioambiental e indígena.
A presença de pesquisadores de diversas regiões do Brasil evidencia o alcance nacional do colóquio e o interesse crescente por investigações que tratam da democratização da comunicação, do protagonismo indígena e da construção coletiva de olhares e saberes. A diversidade dos trabalhos também contribui para a troca de experiências entre instituições de ensino, movimentos sociais, coletivos e comunidades envolvidas com práticas educomunicativas e evidencia a proposta plural do evento.
Serão apresentados 29 trabalhos das cinco regiões. O maior número advém do Centro-Oeste com 11 trabalhos distribuídos entre Mato Grosso (nove, dentre os quais três trazem estudantes indígenas como autores) e Mato Grosso do Sul (com dois). A região Norte apresenta sete trabalhos, sendo seis do Amazonas e um do Amapá. Os três estados do Sul do país apresentam seis trabalhos, sendo três do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina e um do Paraná. Com menor número, o Nordeste apresenta dois trabalhos, sendo um do Ceará e outro da Paraíba; e São Paulo do Sudeste também com dois trabalhos.
A lista dos trabalhos aprovados e o ensalamento para as sessões de apresentação podem ser conferidas no menu “Apresentação de trabalhos” ou clicando aqui.
Texto | Rian Bispo
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
terça-feira, 12 de agosto de 2025
Contagem regressiva: última semana de inscrições para o 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação
Interessados em participar do evento, que acontece de 21 a 23 de agosto, têm até o dia 15 de agosto para garantir sua vaga. A edição deste ano será realizada de forma semipresencial, com atividades nos municípios de Cáceres e Barra do Bugres, além de transmissões on-line ao vivo.
Com o tema “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, o colóquio propõe o diálogo entre saberes ancestrais, práticas educomunicativas e pesquisas contemporâneas. A programação inclui conferências, oficinas, rodas de conversa e palestras, reunindo representantes de todas as regiões do país e também do exterior.
Financiado pela Capes, o evento contará com a participação de pesquisadores da Bournemouth University (Reino Unido), cineastas indígenas de Mato Grosso e profissionais da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).
As inscrições estão divididas por categorias:
Estudantes – Gratuito
Profissionais da Educação Básica – R$ 30,00
Pesquisadores – R$ 50,00
Outros públicos – R$ 60,00
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Educom.JOR, da UNEMAT, com apoio do PPGECII e do Curso de Jornalismo, o colóquio busca fortalecer o protagonismo indígena, a valorização da extensão e o diálogo entre comunicação, educação e meio ambiente — temas especialmente relevantes em um estado como Mato Grosso, que abriga 89 territórios indígenas e convive com os impactos das mudanças climáticas.
Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Texto | Diones Krinski
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Cineastas indígenas Xavante, Ikpeng, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje contam suas experiências audiovisuais em roda de conversa no IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação
A roda de Conversa sobre Cinema Indígena reunirá cineastas de seis povos de Mato Grosso, sendo quatro dos Territórios Indígenas Xingu (TIX) e Wawi (leste Xingu) - Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisedje, Kujãesage Kaiabi e Takumã Kuikuro. Outros participantes serão Caimi Waiassé Xavante, que iniciou sua trajetória cinematográfica ainda na década de 1990, motivado pelos anciãos de seu povo e o estudante da Unemat, Typju Myky, cofundador do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky.
A mediação e o debate ficarão a cargo da cineasta Ariane Porto e dos documentaristas que também são professores, Carolina Machado Oliveira e Gilson Moraes da Costa.
Anota: Roda de Conversa sobre Cinema Indígena, dia 23 de agosto de 2025, sábado, às 8h, de forma híbrida.
Inscreva-se aqui.
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena será destaque na terceira mesa-redonda do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação
A mediação será conduzida por João José de Alencar, membro do Educom.JOR e servidor da Seduc-MT.
Anota: Mesa-redonda ““Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena”, dia 22 de agosto de 2025, das 9h30 às 11h30, de forma híbrida.
Inscreva-se aqui.
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Primeira mesa-redonda abre as discussões sobre Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena
A mediação será feita pela professora Roscéli Kochhann, coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Anota: Mesa-redonda “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, dia 21 de agosto, quinta-feira, às 8h30, de forma híbrida.
Inscreva-se em aqui.
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Takumã Kuikuro integra roda de conversa sobre cinema indígena no IV Colóquio Mato Grossense de Educomunicação
Takumã Kuikuro é um dos cineastas indígenas que integrará a Roda de conversas “Cinema Indígena e os Cineastas Indígenas” no dia 23 de agosto de 2025. Esta atividade é voltada para ouvir as histórias de empoderamento de outros cineastas indígenas de Mato Grosso que contarão suas experiências audiovisuais que cooperam para a preservação da cultura tradicional e para denunciar as agressões que vem sofrendo historicamente por meio de suas produções audiovisuais. De Barra do Bugres, a partir das 8 horas, fuso horário de Brasília, o Brasil e o mundo poderão acompanhar essas histórias pelo YouTube.
terça-feira, 29 de julho de 2025
Roscéli Kochhann participa de mesa-redonda no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação
O evento será híbrido garantindo certificação com horas complementares e reunindo pesquisadores do Brasil.
A programação completa do IV Colóquio pode ser conferida aqui.

%20%5BALTERADO%5D.jpg)
.png)









.png)

.png)








