Mostrando postagens com marcador Unemat. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Unemat. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Melhores momentos da mesa Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena

Primeira mesa-redonda do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação discutiu o tema principal do evento. Intitulada “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, o debate buscou refletir sobre a educação a partir das riquezas e desafios dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, com mediação da professora Dra. Roscéli Kochhann e a participação dos pesquisadores:

Carolina Machado Oliveira- documentarista e professora da Bournemouth University

Carmen Gattás- pesquisadora do NCE-USP e Instituto de Biociências (IB/USP)

Ismar de Oliveira Soares- pesquisador do NCE-USP e IB/USP

Mário Ramão Villalva- professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila – Foz do Iguaçu)

Um espaço de troca de saberes para pensar a educomunicação em diálogo com a natureza e as culturas indígenas.

Confira como foi a primeira mesa do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, que ocorreu nesta quinta-feira (21) e teve como tema: educomunicação socioambiental, intercultural e indígena.


#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat
#ExtensãoUniversitária #Interculturalidade
#Educaçãolndígena #ODS #MeioAmbiente
#JornalismoComunitário #Unemat
#JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor



Cobertura da Cerimônia de Abertura do IV ColoquioMTeducom

O IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação, começou!

Com a presença de autoridades, tivemos a abertura oficial, que nos proporcionou um panorama da importância do evento.

#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Trabalhos submetidos ao IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação refletem diversidade proposta pelo evento


A quarta edição do Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação recebeu, durante o período de envio 34 trabalhos submetidos, vindos de diferentes regiões do país, propostos por um perfil diverso que envolveu estudantes, pesquisadores e educomunicadores. Os temas apresentados refletem a pluralidade de olhares e abordagens sobre a educomunicação, comunicação socioambiental e indígena.

A presença de pesquisadores de diversas regiões do Brasil evidencia o alcance nacional do colóquio e o interesse crescente por investigações que tratam da democratização da comunicação, do protagonismo indígena e da construção coletiva de olhares e saberes. A diversidade dos trabalhos também contribui para a troca de experiências entre instituições de ensino, movimentos sociais, coletivos e comunidades envolvidas com práticas educomunicativas e evidencia a proposta plural do evento.

Serão apresentados 29 trabalhos das cinco regiões. O maior número advém do Centro-Oeste com 11 trabalhos distribuídos entre Mato Grosso (nove, dentre os quais três trazem estudantes indígenas como autores) e Mato Grosso do Sul (com dois). A região Norte apresenta sete trabalhos, sendo seis do Amazonas e um do Amapá. Os três estados do Sul do país apresentam seis trabalhos, sendo três do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina e um do Paraná. Com menor número, o Nordeste apresenta dois trabalhos, sendo um do Ceará e outro da Paraíba; e São Paulo do Sudeste também com dois trabalhos.

A lista dos trabalhos aprovados e o ensalamento para as sessões de apresentação podem ser conferidas no menu “Apresentação de trabalhos” ou clicando aqui

O IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto, reunindo pesquisadores, professores, estudantes, indígenas e profissionais da área para debater educomunicação, jornalismo, comunicação intercultural e indígena, educação, práticas extensionistas no estado de Mato Grosso e cinema e audiovisual. As apresentações dos trabalhos acontecerão nos dias 21 e 22, de maneira remota.


Texto | Rian Bispo

#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor


domingo, 13 de julho de 2025

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Claudia Ferraz participa de mesa-redonda sobre a Rede Wayuri em São Gabriel da Cachoeira





A comunicadora do Povo Wanano vai destacar experiências de comunicação intercultural e o protagonismo de povos indígenas na produção de conteúdo informativo e comunitário no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação


A comunicadora indígena do povo Wanano, Claudia Ferraz irá participar da Mesa 3 sobre “Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena” na sexta-feira (22 de agosto), das 9h30 às 11h30. Ela destaca a importância da comunicação comunitária entre os povos originários da Amazônia a partir de sua integração na Rede Wayuri - coletivo de comunicadores indígenas do Alto Rio Negro, na região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação abre inscrições

Aberta chamada para submissão de trabalhos no 4º Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Olá, Estudantes, Pesquisadores e Professores da Educação Básica! Chegou uma oportunidade única para apresentação de trabalhos num evento que vai discutir temáticas ligadas à educação, à comunicação, à educação indígena e ao meio ambiente. Inscreva seu trabalho entre 15 de maio e 15 de julho!

Conheça as regras de submissão e as temáticas dos seis GT.


https://coloquiomteducom.blogspot.com/2025/05/4-coloquio-mato-grossense-de.html

#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário


segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pró-Reitores Da Unemat Confirmam Presença No II Colóquio

Os Pró-reitores de extensão e pesquisa da Unemat confirmaram presença no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas, em Alto Araguaia-MT, no dia 13 de junho, abertura do evento.

Sendo promovido por um projeto de pesquisa que estuda a gestão da comunicação em três projetos de extensão, o professor Dr. Alexandre Gonçalves Porto, está acompanhando todos os preparativos. “É um evento com uma proposta interessante por ser oferecido parte presencial e outra à distância,” comentou o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec). Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Rodrigo Bruno Zanin, o projeto de pesquisa ao estudar projetos de extensão realiza uma integração interessante dentro da universidade.



Autoridades confirmadas até o momento: