terça-feira, 22 de julho de 2025

Caimi Waiassé Xavante traz cultura, audiovisual e protagonismo indígena no IV Colóquio de Educomunicação


O cineasta Xavante apresentará sua trajetória no cinema indígena e destacará a resistência cultural através da imagem

Caimi Waiassé Xavante, educador e cineasta indígena, é um dos participantes convidados do 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. Sua participação será na Roda de Conversas com cineastas das etnias Kisêdje, Ikpeng, Kuikuro, Kaiabi e Myky, mediado por debatedores não-indígenas que atuam com produção audiovisual nacional e internacional. Em sua fala, irá destacar a importância do protagonismo indígena nos campos da educação, arte e comunicação.
Considerado um dos videomakers indígenas mais experientes do Brasil, Caimi tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da cultura Xavante por meio da imagem, da palavra e da educação.

Morador da Terra Indígena Pimentel Barbosa (MT), o cineasta vem documentando em vídeo a vida e os rituais de seu povo desde a década de 90, por solicitação dos mais velhos da comunidade. Com mais de dez filmes em seu portfólio - sendo quatro deles premiados em festivais nacionais e internacionais -, ele se sobressai também pela criação de vídeos-denúncias a respeito dos conflitos que impactam as comunidades indígenas locais.

Além de seus trabalhos, destaca-se a direção do filme "Waté'wa: os jovens Xavante que batem água", realizado em parceria com seu irmão Leandro Parinai’a. O documentário mostra o rito de passagem para a vida adulta, filmado na Terra Indígena Marãiwatsédé.

Além de ser cineasta, Caimi é educador, atuando na educação escolar indígena. É também integrante do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas. Possui formação em Línguas, Artes e Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e faz parte de um dos primeiros Pontos de Cultura Indígena do Brasil - locais que integram uma rede de fortalecimento cultural originada em comunidades do Nordeste brasileiro.


Texto | Fabiane Kroetzler


#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor

Nenhum comentário:

Postar um comentário