Professor da UFMT Araguaia estará presente no IV Colóquio de Mato-grossense de Educomunicação e compartilhará sua sua produção audiovisual Xavante
Documentarista premiado, pesquisador e docente titular no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Araguaia, Gilson Costa foi confirmado como um dos conferencistas do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. O pesquisador compartilhará suas vivências no trabalho com o cinema indígena, participando em dois momentos do evento, em que discutirá a importância dessa temática para os dias atuais e o papel da Universidade nesse processo.
Gilson estará presente na Mesa-redonda: Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena, no dia 22 de agosto, entre às 9h30min e às 11h30min, que tem como proposta uma discussão sobre o audiovisual como ferramenta de resistência cultural, de identidade e de educação intercultural.
Já na Roda de Conversa com Cineastas Indígenas, que acontecerá no dia 23 de agosto, das 8h às 13h, Gilson será um dos moderadores. O diálogo sobre produção audiovisual possibilitará aos convidados discutirem sua própria experiência sobre suas práticas focadas na sustentabilidade e na valorização de conhecimentos ancestrais. Os três debatedores não-indígenas irão propiciar uma rede dialógica capaz de dar visibilidade aos seis cineastas indígenas de Mato Grosso que vão estar nessa Roda de Conversa.
SOBRE O PALESTRANTE
O nosso convidado traz em sua biografia fortes laços com os povos originários. Com doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, defendeu em sua tese, em 2019, com uma pesquisa dedicada à produção audiovisual indígena, em colaboração com realizadores Xavante das Terras Indígenas São Marcos, Sangradouro e Etenhiritipá.
Ressalta-se que a experiência de Gilson Costa com o cinema indígena é antiga. Ele coordena desde 2014, o Núcleo de Produção Digital (NPD-Araguaia), de maneira que vem promovendo formação e produção audiovisual com povos indígenas, especialmente da etnia Xavante.
Além de suas contribuições no campo da pesquisa e da extensão, Gilson também atua como documentarista. Ele foi produtor e diretor do documentário Xavante: memória, cultura e resistência (2006, 33 min), resultado de uma parceria com o Povo Xavante da Terra Indígena São Marcos, no município de Barra do Garças. Essa produção lhe fez percorrer países da América Latina e conquistar prêmios em festivais e mostras nacionais e internacionais, como o FestCine Amazônia e o Festival Ecofalante, ambos em 2018.
Sua presença abrilhantará o IV Colóquio de Educomunicação Mato-grossense, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do grupo de pesquisa Educom.JOR, vinculado ao Curso de Jornalismo, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII). O evento terá transmissão ao vivo para possibilitar a participação à distância de inscritos de todo o Brasil. O tema central desta edição é "Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena", congregando estudiosos, jornalistas e cineastas de diversas partes do Brasil e do mundo em um evento que ocorrerá na forma semipresencial.
Inscreva-se aqui.
Texto | Fabiane Kroetzler
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
Para mais informações, acesse também as redes sociais:
📷 Instagram: @educom.unemat
📘 Facebook: Coloquio.Educom
📺 YouTube: Canal do Educom.JOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário