segunda-feira, 28 de julho de 2025
Protagonismo feminino no cinema indígena: Kujãesage Kaiabi participa de roda de conversa no 4º Colóquio de Educomunicação
No dia 23 de agosto de 2025, das 8h às 13h, o IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação será palco da Roda de Conversa “Cinema Indígena”, reunindo importantes nomes do audiovisual indígena. Entre os destaques está a participação da cineasta Kujãesage Kaiabi, mulher do povo Kaiabi e referência na produção audiovisual no território indígena do Xingu, onde vive e atua.
Kujãesage iniciou sua trajetória no cinema em 2011, com a produção do curta "A Cutia e o Macaco", e desde então tem consolidado sua carreira como a única cineasta mulher de seu povo. Sua formação pelo Instituto Catitu e sua atuação em oficinas do projeto Vídeo nas Aldeias contribuíram para o fortalecimento de seu protagonismo, especialmente junto ao movimento de mulheres xinguanas.
Em sua trajetória, dirigiu e roteirizou o documentário “Meriup” (2016), parte da série "Amanajé – Mensageiros do Futuro, exibido pela TV Cultura em 2019. Também documentou encontros e mobilizações de mulheres indígenas, como o Encontro das Mulheres Xinguanas, a Mobilização Nacional das Lideranças Indígenas no Acampamento Terra Livre (2018) e eventos no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. Kujãesage ainda participou da formação de jovens cineastas Kaiabi e da produção de conteúdo informativo para a Rede Xingu+, da qual faz parte como comunicadora indígena, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA).
A presença de Kujãesage Kaiabi no Colóquio representa não apenas a valorização do cinema indígena como instrumento de resistência e afirmação cultural, mas também a força das mulheres indígenas na construção de narrativas próprias, em diálogo com o mundo, mas ancoradas em suas raízes ancestrais.
A roda de conversa contará com três debatedores com ampla experiência em produção audiovisual com povos indígenas e educomunicação. Ariane Porto, fundadora do Instituto Porto, é professora, produtora cultural, cineasta, roteirista, produtora e diretora de cinema e teatro, e em seu site, ela disponibiliza a TAO Produções, uma plataforma de vídeos. Premiada documentarista, Carolina Machado Oliveira (Bournemouth University/Reino Unido) agregará seus conhecimentos sobre a produção audiovisual indígena na América Latina. O professor e documentarista Dr. Gilson Moraes da Costa (Unemat) alia sua experiência com audiovisual às produções com o povo Xavante.
A programação completa do IV Colóquio pode ser conferida aqui.
Texto | Diones Krinski
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário