sexta-feira, 4 de julho de 2025

Equipe de acessibilidade promove ações para garantir a participação de todos no IV Colóquio




A equipe de acessibilidade do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação está acompanhando os bastidores do evento com foco na comunicação acessível. Nesta edição, a equipe é composta por quatro intérpretes e ainda participam estudantes, dentre os quais um cego e um surdo, que atuarão diretamente no suporte à inclusão. Durante toda a programação, haverá transmissão simultânea pelo Youtube com recursos de acessibilidade para garantir que todas as pessoas possam acompanhar de forma adequada.

Pessoas surdas sinalizadas contarão com tradução em Libras em tempo real; já os surdos oralizados terão suporte por meio de legendas. Para pessoas cegas, será disponibilizada a audiodescrição dos conteúdos e das atividades apresentadas.

Todos os palestrantes e equipes envolvidas foram preparados para oferecer suporte inclusivo, garantindo acessibilidade tanto para pessoas surdas quanto para pessoas cegas.

Nas redes sociais, a acessibilidade também está presente. Nas postagens no Instagram e do Facebook contam com a hashtag #ParaTodosVerem e textos alternativos (alt text), que descrevem as imagens para leitores de tela. Isso permite que pessoas com deficiência visual possam "ver" as imagens por meio da leitura automatizada, escutada ou lida conforme a preferência do usuário.

O evento reforça, assim, o compromisso com a inclusão, garantindo que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam participar e se sentir representadas.


Inscreva-se aqui.


Texto | Renata Alves


#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor #acessibilidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário