Neste minicurso, os palestrantes vão discorrer sobre o conceito de Educomunicação para a efetividade de programas, projetos e atividades educomunicativas, de maneira especial no ensino superior.
A pesquisadora irá abordar a importância de incorporar e debater temas relacionados a educomunicação dentro dos cursos de jornalismo para a construção profissional dos aluno.
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1989), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003).
Foi professora da Universidade Anhembi Morumbi (2005-2014), onde também foi membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade, líder do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola de Comunicação e Educação e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Educação. Desenvolve pesquisa na área de Comunicação tendo como foco a construção da alteridade, especialmente de gênero, em narrativas não ficcionais, e pesquisa e extensão em Educomunicação, relacionadas também ao estudo da alteridade. É professora da Escola de Comunicações e Artes no departamento CCA, curso Licenciatura em Educomunicação, da Universidade de São Paulo.
Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP).
Foi colaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001, tornando-se coordenador do Núcleo em 2014. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC. Assume a cadeira de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação, na ECA/USP, em dezembro de 2013, e é o Secretário Executivo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação com mandato até outubro 2016.
O direito à comunicação e a contribuição da Educação para a transformação social – Maria Célia Rehder
A presença da universidade no Núcleo de Educomunicação da SME-SP – Carlos Lima
O webconferencista irá discorrer sobre a presença do Núcleo de Comunciação e Educação (NCE-USP) na formação, articulação e assessoria aos projetos educomunicativos da SME-SP.
Carlos Alberto Mendes Lima foi radialista antes de se tornar professor de inglês em escolas de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Desde que o Educom.rádio foi implantado nas escolas da rede de 2001 a 2004 numa parceria com o NCE-USP, o professor vem atuando em projetos de rádio escolar e protagonismo juvenil, conforme registrou o blog da Licenciatura em Educomunicação.
O projeto Educom-rádio se transformou no Programa Nas Ondas do Rádio, tendo Carlos em sua coordenação. Em 2015, o programa foi transformado em Núcleo de Educomunicação. Nesse universo de propostas educomunicativas, destacam-se: o projeto Imprensa Jovem – alunos viram repórteres e transformam os laboratórios de informática em agências de mídia; capacitação dos professores no uso das tecnologias na escola e no empoderamento dos alunos; rádios escolas que favorecem a aprendizagem e a cultura de paz na escola. Tudo isso foi possível, graças à aprovação e implementação da Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28/12/2004), que instituiu a educomunicação como política pública na cidade.
- Programação
- Inscrição como ouvinte/participante
- Inscrição de trabalhos e normas para apresentação de artigos, relatos e pôsteres
- Discussões virtuais (AVAE-Moodle) – artigos, webconferências, videos e fóruns de discussão
- Pesquisadores do Curso de Jornalismo que promovem o evento: Pesquisa.Educom
- Parceira e copromotora do evento: ABPEducom/ABPEducom-MT
- Quer se associar à ABPEducom?
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