sexta-feira, 27 de junho de 2025

Jornalista Helena Corezomaé da etnia Balatiponé-Umutina discute o papel da comunicação e valorização das culturas e territórios ancestrais



Marcada pela sua trajetória na luta dos povos indígenas, Helena irá abordar como combater os estereótipos e promover um diálogo intercultural.


Helena Corezomaé será uma das palestrantes da mesa redonda “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena, que acontecerá no dia 21 de agosto de 2025, das 08h30 às 11h30, de maneira semipresencial.


Em sua fala, compartilhará as suas perspectivas sobre o papel da comunicação na valorização e defesa das culturas e territórios ancestrais. Ela debaterá sobre os conhecimentos interculturais e irá abordar a importância de ferramentas e estratégias educacionais nas comunidades indígenas na produção e disseminação de suas próprias narrativas, combatendo estereótipos e promovendo o diálogo intercultural.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Trajetória de impacto: Ariane Porto e compromisso com cultura, teatro, cinema e comunicação




A cineasta Ariane Porto será uma das debatedoras da Roda de Conversa que reúne cineastas indígenas, junto com outros dois documentaristas que atuam com produção audiovisual voltada para indígenas e são professores no Brasil e Reino Unido. Esta é uma ação do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto de 2025, de maneira semipresencial, com transmissão pelo YouTube.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Mário Ramão Villalva traz abordagens Guarani e novos paradigmas para o Colóquio EducomMT




Educomunicação, cultura indígena e sustentabilidade em destaque no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação



Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e responsável pela disciplina de Língua e Cultura Guarani, Mário Ramão Villalva será um dos palestrantes do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. Com ampla experiência na valorização dos conhecimentos indígenas e das práticas de educomunicação em ambientes interculturais, Mário irá participar de duas mesas redondas no evento, a partir de uma perspectiva que articula academia, espiritualidade e batalha dos povos indígenas.