sexta-feira, 27 de junho de 2025

Jornalista Helena Corezomaé da etnia Balatiponé-Umutina discute o papel da comunicação e valorização das culturas e territórios ancestrais



Marcada pela sua trajetória na luta dos povos indígenas, Helena irá abordar como combater os estereótipos e promover um diálogo intercultural.


Helena Corezomaé será uma das palestrantes da mesa redonda “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena, que acontecerá no dia 21 de agosto de 2025, das 08h30 às 11h30, de maneira semipresencial.


Em sua fala, compartilhará as suas perspectivas sobre o papel da comunicação na valorização e defesa das culturas e territórios ancestrais. Ela debaterá sobre os conhecimentos interculturais e irá abordar a importância de ferramentas e estratégias educacionais nas comunidades indígenas na produção e disseminação de suas próprias narrativas, combatendo estereótipos e promovendo o diálogo intercultural.


Escritora, com dois livros publicados, repórter, editora, produtora cultural, assessora, cineasta e fotógrafa, Helena é formada em Jornalismo com mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É uma das coordenadoras e conselheiras da Rede Katahirine - Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, primeira rede de cineastas indígenas do Brasil. É também jornalista na Operação Amazônia Nativa (OPAN), primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969.


Texto | Itânia Macedo


#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor


Nenhum comentário:

Postar um comentário