sábado, 30 de abril de 2016

Mesa 2: Direito À Comunicação, Empoderamento E Protagonismo Juvenil

O direito à comunicação é um Direito Humano e, portanto, todos os cidadãos precisam ter assegurado o direito à expressão e a ser também um produtor de cultura. É justamente isso que essa mesa pretende discutir, trazendo experiências na área em torno da produção de duas revistas educomunicativas – Revista Viração e Revistapontocom – além de apresentar as manifestações de crianças das redes públicas de São Paulo e de Porto Alegre em coberturas educomunicativas. Dentro dessa perspectiva, duas jornalistas com experiência internacional em direito à comunicação, expressão juvenil e empoderamento enriquecem a discussão.

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Educomunicadores na Revista Viração – Bruno Ferreira
Jornalista editor da Revista Viração

O webconferencista discute sobre a produção de mídia por adolescentes e jovens em coberturas educomunicativas como forma de exercer o direito à comunicação e a participação política.



Bruno Ferreira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Educomunicação: Comunicação, mídias e educação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom). 

É professor de Comunicação Social no Senac São Paulo, integrante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores e educomunicador da ONG Viração Educomunicação há cinco anos, onde é responsável pela gestão da comunicação dos veículos institucionais e por seus produtos midiáticos.


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Mídia-Educação na Revistapontocom – Marcus Tavares
Jornalista editor da Revistapontocom

O webconferencista irá discutir sobre a mídiaeducação, ou seja, a relação dos jovens e adolescentes com a mídia.

Marcuso Tavares é editor da revistapontocom. É também pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem), É mestre em Educação pela UniRio. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Integra a Rede de Trabalho do Instituto Alana. Atua como professor na educação básica e superior, além de ser colunista do Jornal O DIA, desde 2005.


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Direito à educação como estratégica educomunicativa – Maria Célia Rehder

Jornalista assessora dos projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Conselheira no Conselho Científico Deliberativo (CCD) da Abpeducom, membro do NCE-USP.

A webconferencista irá discorrer sobre o direito à comunicação como um direito humano capaz de dar vez e voz às pessoas de um determinado espaço social, cultural e geográfico, não apenas no sentido de ter espaço. Mas também no sentido de ter acesso aos meios para produzir materiais comunicativos e difundi-los. A partir dessa questão, pontua seu trabalho na Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A jornalista Maria Célia Giudicissi Rehder é especialista em Educomunicação (ECA-USP), Mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Inter-University Center for Human Rights and Democratisation). Morou por 18 meses na Guiné-Bissau onde ocupou o cargo de oficial de comunicação das Nações Unidas naquele país, desenvolvendo ações diretas de educomunicação com a Rede de Crianças e Jovens Jornalistas da Guiné-Bissau. Neste período também concebeu, conjuntamente e com a supervisão do professor Ismar de Oliveira Soares e da professora Patrícia Horta, um curso piloto – versão adaptada do Mídias na Educação – de formação para professores guineenses, com o apoio da Embaixada do Brasil na Guiné-Bissau.

Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), tendo atuado no programa Educom.rádio e no projeto Educom.JT (Jornal da Tarde). Atuou na Viração, coordenou ações no projeto Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef. Participou do Projeto Universidades em Timor Leste (PUC-SP, USP e Universidade Presbiteriana Mackenzie), iniciando suas atividades educomunicativas também em nível internacional, conforme registro do blog Educomusp

Foi consultora para o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil no âmbito da Cooperação Sul-Sul juntamente com o educomunicador Hércules Barros. Nesse projeto, a educomunicação foi aplicada para a mudança de comportamento em HIV/AIDS em Botswana e no Kenya, demonstrando o grande potencial educativo transformador desta proposta. Trabalha como assessora de projetos na Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 

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Projetos educomunicativos da Associação Nacional dos Jornais – Cristiane Parente
Jornalista, membro da ABPEducom e Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho-Portugal (Doutoranda em Educação para os Media).

A webconferencista falará sobre sua experiência educomunicativa em nível nacional e internacional. Discorrerá sobre sua dissertação de mestrado na UNB que estudou a ação de uma escola nessa interação com o jornal da cidade de Dourados-MS.

Jornalista, Professora, Educomunicadora e Eterna Estudante. Assim se define Cristiane Parente de Sá Barreto. Atualmente, faz doutorado em Educação para os Média – Faculdade de Comunicação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Fez mestrado em Barcelona (Máster em Comunicación y Educación pela Faculdade de Comunicação da Universidad Autónoma de Barcelona) e no Brasil (Mestre em Mídia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB). Tem especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC/UFRJ). Foi articulista do jornal Gazeta do Povo-PR (Blog Educação & Mídia) e do JOCA (Jornal da Criança-SP).

Esteve na coordenação executiva do Programa Jornal e Educação-ANJ (2008-2013). É membro do Comitê Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) e Sócia-Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação – ABPEducom. Foi Diretora de Comunicação da ABPEducom (2011-2013). Seu blog pessoal sobre Mídia e Educação é também um registro das discussões e experiências educomunicativas que vivenciou. 


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16 anos de Educomunicação nas escolas públicas da cidade de São Paulo – Carlos Lima
Professor da rede municipal de Educação de São Paulo, Núcleo de Educomunicacão SME/SP)

O webconferencista apresenta a história da Educomunicação na rede municipal de Educação da cidade de São Paulo, passando pelas mudanças dos programas, projetos e atividades em seu processo de empoderamento de professores e de alunos no uso das escolas para serem produtores de cultura.

Carlos Alberto Mendes Lima foi radialista antes de se tornar professor de inglês em escolas de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Desde que o Educom.rádio foi implantado nas escolas da rede de 2001 a 2004 numa parceria com o NCE-USP, o professor vem atuando em projetos de rádio escolar e protagonismo juvenil, conforme registrou o blog da Licenciatura em Educomunicação

O projeto Educom-rádio se transformou no Programa Nas Ondas do Rádio, tendo Carlos em sua coordenação. Em 2015, o programa foi transformado em Núcleo de Educomunicação. Nesse universo de propostas educomunicativas, destacam-se: o projeto Imprensa Jovem – alunos viram repórteres e transformam os laboratórios de informática em agências de mídia; capacitação dos professores no uso das tecnologias na escola e no empoderamento dos alunos; rádios escolas que favorecem a aprendizagem e a cultura de paz na escola. Tudo isso foi possível, graças à aprovação e implementação da Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28/12/2004), que instituiu a educomunicação como política pública na cidade.


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Cobertura educomunicativa dos alunos – Jesualdo Freitas de Freitas
Professor da rede municipal de Educação de Porto Alegre, membro da ABPEducom.

O webconferencista irá tratar sobre o programa Alunos em Rede – Mídias Escolas da cidade de Porto Alegre, uma ação de inclusão digital que empodera alunos da rede pública em vista de se tornarem educomunicadores.


Jesualdo Freitas de Freitas é graduado em História (UFPEL), tem especialização em História do Rio Grande do Sul (UCPEL). Foi professor do Ensino Médio por oito anos e do Ensino Fundamental por vinte e dois anos. Foi assessor Pedagógico em Política Cultural e Assessor para a área de Ciências Sócio Históricas e Culturais e Filosofia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre por dois anos (RME-SMED/PMPA) (2001 a 2002). Trabalhou na área de Produção em Mídia Escolar por cinco anos no Ensino Fundamental na Escola Municipal Chico Mendes (2004 a 2007). É também radialista registrado no Ministério do Trabalho desde 2006.

Desde 2008, é Assessor de Inclusão Digital para Mídias Escolares da Rede Municipal de Porto Alegre na Secretaria de Educação. É responsável pelos blogs da Inclusão Digital da SMED-POA  e seu blog pessoal “Sou professor do século 21″.







Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Professor Da USP Vem A Alto Araguaia Falar Sobre A Licenciatura Em Educomunicação

Claudemir Edson Viana é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando na disciplina de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP), desde 2013, quando ingressou na instituição. É coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (ECA-USP) desde 2014, mas vem atuando como colaborador do Núcleo desde 2001.

Com doutorado e mestrado em Comunicação (ECA-USP), é licenciado em História (USP) e desenvolve pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil.

Mesa 1: Projetos De Extensão Universitária, Gestão Da Comunicação E Protagonismo Dos Acadêmicos

Os projetos de extensão são parte integrante do tripé ensino, extensão e pesquisa. Através deles, a comunidade acadêmica se aproxima da sociedade com propostas de atuação significativa para uma determinada parcela da população. Nesta mesa, vamos conhecer essa proposta extensionista de quatro universidades públicas, localizadas em Santa Maria-RS, São Paulo-SP, Campina Grande-PB e Alto Araguaia-MT.

Participantes: Profª. Drª Rosane Rosa (UFSM), Prof. Me. Claudio Messias (UFCG), Prof. Dr. Claudemir Viana (USP), Profª. Me. Antonia Alves Pereira (Unemat), Profª. Me. Eveline dos Santos Teixeira Baptistella (Unemat), Prof. Me. Ulisflávio Oliveira Evangelista (Unemat)

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Minicurso: Práticas Educomunicativas No Jornalismo

Neste minicurso, os palestrantes vão discorrer sobre o conceito de Educomunicação para a efetividade de programas, projetos e atividades educomunicativas, de maneira especial no ensino superior.

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terça-feira, 26 de abril de 2016

Mesa Redonda: Educomunicação No Ensino Superior De Jornalismo

Educomunicação utiliza-se dos meios de comunicação para levar os atores sociais à produção de cultura. Equipes são integradas para que possam desenvolver projetos comunicativos com o uso se TV, Internet ou jornal. A disciplina leva o acadêmico à reflexão de um processo de exploração teórico-conceitual de mídias educomunicativas que desemboca na apresentação de produto educomunicativo. No curso de Jornalismo,  a área Educomunicativa envolve processos comunicativos e à produção colaborativa por meio de projetos de extensão, que leva a comunidade a se apropriar das técnicas jornalísticas para serem produtoras de cultura. Nesse, intercâmbio entre acadêmicos/docentes e comunidade, o jornalismo colaborativo e cidadão , a produção coletiva e individual dos alunos (projetos/TCCs) ,  o trabalho em equipe , a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade, as metodologias participativas e empoderamento social são marcas primordiais.

Nesta mesa, vamos conhecer algumas instituições de ensino superior que estão abrindo espaços na articulação do tripé ensino/pesquisa/extensão de Jornalismo. Tanto a Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP) quanto o Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação são pioneiros no introdução do paradigma educomunicativo em seus currículos. Ainda há o Curso de Bacharelado em Jornalismo da UFU que atua com disciplinas dentro do paradigma fazendo intercâmbio também com licenciaturas por meio do programa PET Conexão Educomunicação.  Nas  Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Educomunicação chegou pelos projetos de extensão universitária.


ismarEducomunicação no ensino superior na visão de Ismar de Oliveira Sores

Presidente da ABPEducom, Professor da ECA-USP.

O webconferencista irá falar sobre as instituições de ensino superior que já estão trabalhando com a Educomunicação e como ele vê esse crescimento ao longo do acompanhamento ao paradigma desde sua identificação em 1999.

Jornalista formado pela Cásper Líbero e graduado em Geografia e História. Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pós-doutor pela Marquette University (USA). Professor Titular da ECA/USP, chefiou o Departamento de Comunicações e Artes por 8 anos. Atuou como professor do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas nas décadas de 1970 e de 1980. No ensino superior, atuou na Universidade Metodista de São Paulo.

Fundou e coordena o NCE – Núcleo de Comunicações e Artes (USP). Coordena a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP. Esteve à frente da pesquisa que definiu e sistematizou, entre 1997 e 1998, o conceito da educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica na interface comunicação/educação. Promoveu, a partir do ano de 2000, 18 congressos, simpósios e encontros nacionais sobre a temática. É jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, tendo colaborado ativamente para fundação da revista Viração.

Vem colaborando, ao longo das duas últimas décadas, para que o conceito da educomunicação seja operacionalizado em níveis municipal, estadual e federal, através de políticas públicas, permitindo novas formas de gestão da comunicação nos processos educativos sejam implementadas. Para tanto, contribui para projetos como: o “Educom.TV” (2002), o “Educom.rádio”, (2001-2004) e o Curso a distância “Mídias na Educação” (2006-2012).

Presidiu a UCBC – União Cristã Brasileira de Comunicação Social entre 1980 e 1986. Foi presidente da UCIP – Unión Catholique Internationale de la Presse (Genebra, Suíça) entre 2001 e 2009, articulando eventos em todos os continentes destinados à formação de jornalistas no campo da ética, da cidadania e da sustentabilidade.


educom2Educomunicação nos cursos de jornalismo – Cláudia Lago

Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Professora da ECA-USP, Membro do NCE-USP.

A pesquisadora irá abordar a importância de incorporar e debater temas relacionados a educomunicação dentro dos cursos de jornalismo para a construção profissional dos aluno.

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1989), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Foi professora da Universidade Anhembi Morumbi (2005-2014), onde também foi membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade, líder do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola de Comunicação e Educação e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Educação. 

Desenvolve pesquisa na área de Comunicação tendo como foco a construção da alteridade, especialmente de gênero, em narrativas não ficcionais, e pesquisa e extensão em Educomunicação, relacionadas também ao estudo da alteridade. É professora da Escola de Comunicações e Artes no departamento CCA, curso Licenciatura em Educomunicação, da Universidade de São Paulo.

educom1Educomunicação e licenciatura por Claudemir Edson Viana

Secretário Executivo da ABPEducom, Professor da ECA-USP, Coordenador do NCE-USP

O pesquisadora apresentará aspectos gerais da formação e atuação do licenciado em Educomunicação e sobre a relevância do profissional da área na atualidade, da produção midiática dentro das escolas, aliados ao uso pedagógico das tecnologias. 


Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP). 

Foi colaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001, tornando-se coordenador do Núcleo em 2014. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC. Assume a cadeira de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação, na ECA/USP, em dezembro de 2013, e é o Secretário Executivo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação com mandato até outubro 2016.


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Educomunicação nos projetos com adolescentes do Pantanal – Dielcio Benedito Moreira

Professor da UFMT

O professor irá abordar a atual pesquisa: Educomunicação, Ciência e Outros Saberes: um estudo do trabalho colaborativo e compartilhável em narrativas transmídias. temas: Interface, Cultura da Conexão, Cultura Participativa, O Jovem e a Informação e Construção Coletiva de Saberes.

Benedito Dielcio Moreira é professor Associado da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Graduado em jornalismo, tem Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universität Siegen, Alemanha. Atua com educomunicação desde 1998. Seus estudos de mestrados, sob o Título “Esqueceram de Mim, eles só pensam nos meus pais”  versam sobre a relação entre jornais e jovens, no final da década de 1990. No doutorado, “Olhos de Voyeur e Dedos de Flaneur”, os estudos abordam as andanças midiáticas dos jovens, sobretudo no universo digital.


carlao3Importância de projetos de extensão para o reconhecimento dos cursos superiores – Carlos Alberto Caetano

Presidente do Conselho Estadual de Educação do MT e do Conselho da Promoção da Igualdade Racial

Sua fala no evento fala da importância dos projetos de extensão como um importante pilar para sustentar o compromisso da universidade em defesa dos direitos sociais.

Carlos Alberto Caetano é mestre em Educação (UFMT) e especialista em Gestão Pública em Saúde (UFMT) e em Política Segurança pública e Direitos Humanos (UFMT). É graduado em Ciências Sociais (Universidade Cândido Rondon) e em Filosofia (UFMT). É Presidente do Conselho Estado de Educação.

Carlão como é comumente chamado é professor da Rede Estadual de Educação. É pesquisador da área dos movimentos sociais e tem sua vida pautada nos movimentos sociais. Foi Membro do Conselho Estadual de Promoção e Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso – CEPIR. Faz parte da Coordenação do Instituto de Formação Estudos e Pesquisa Sócio-Econômico-Político Cultural de Mato Grosso. Também  foi  doordenador do Centro de Organização e Defesa da Criança e Adolescente –MT. É Professor de Sociologia e Filosofia na Rede Pública Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso. Exerceu a função de coordenador exxecutivo do Projovem Urbano na Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande –MT. Tem experiência na área de Ciência Política com ênfase em Políticas Educacionais. Atua na área de formação de educadores no Programa Projovem Urbano pela UNISELVA.


mariaCeliaRehderO direito à comunicação e a contribuição da Educação para a transformação social – Maria Célia Rehder

Assessora da Campanha Nacional Educação, membro do NCE-USP e do Conselho Científico Deliberativo da ABPEducom

Especialista em Educomunicação (ECA-USP), Mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Inter-University Center for Human Rights and Democratisation). Morou por 18 meses na Guiné-Bissau onde ocupou o cargo de oficial de comunicação das Nações Unidas naquele país, desenvolvendo ações diretas de educomunicação com a Rede de Crianças e Jovens Jornalistas da Guiné-Bissau.

Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), tendo atuado no programa Educom.rádio e no projeto Educom.JT (Jornal da Tarde). Atuou na revista Viração, coordenou ações no projeto Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef. Participou do Projeto Universidades em Timor Leste (PUC-SP, USP e Universidade Presbiteriana Mackenzie).

carlos_limaA presença da universidade no Núcleo de Educomunicação da SME-SP – Carlos Lima

Professor coordenador do Programa nas Ondas do Rádio da Secretária de Educação da cidade de São Paulo, Responsável pelo Núcleo de Educomunicação-SME-SP

O webconferencista irá discorrer sobre a presença do Núcleo de Comunciação e Educação (NCE-USP) na formação, articulação e assessoria aos projetos educomunicativos da SME-SP.

Carlos Alberto Mendes Lima foi radialista antes de se tornar professor de inglês em escolas de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Desde que o Educom.rádio foi implantado nas escolas da rede de 2001 a 2004 numa parceria com o NCE-USP, o professor vem atuando em projetos de rádio escolar e protagonismo juvenil, conforme registrou o blog da Licenciatura em Educomunicação

O projeto Educom-rádio se transformou no Programa Nas Ondas do Rádio, tendo Carlos em sua coordenação. Em 2015, o programa foi transformado em Núcleo de Educomunicação. Nesse universo de propostas educomunicativas, destacam-se: o projeto Imprensa Jovem – alunos viram repórteres e transformam os laboratórios de informática em agências de mídia; capacitação dos professores no uso das tecnologias na escola e no empoderamento dos alunos; rádios escolas que favorecem a aprendizagem e a cultura de paz na escola. Tudo isso foi possível, graças à aprovação e implementação da Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28/12/2004), que instituiu a educomunicação como política pública na cidade.


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Educomunicação nas escolas estaduais de Mato Grosso – Leandro Rodolfo Resende

Professor coordenador de Projetos Educativos da  Secretaria de Educação de Mato Grosso.

O conferencista irá apresentar aspectos gerais do projeto Educomunicação existente em 150 escolas do estado de Mato Grosso e sobre a relevância do protagonismo do aluno do estado no uso pedagógico das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Leandro Rodolfo Resende é Mestre em Estudos Literários. É professor, escritor, agente cultural e tutor na Educação a Distância. É graduado em Letras (UFMT). Em 2013 publicou o livro “Memórias da melhor idade de Alto Araguaia”. Na graduação foi monitor e voluntário de Iniciação Científica. Como Agente Cultural teve projetos aprovados pela SEC-MT, FUNARTE, MinC e pelo BASA. Atualmente, ministra o Curso de Nova Ortografia, é Tutor pela UAB/IFMT e é Professor Efetivo Técnico Pedagógico atuando na Coordenadoria de Projetos Educativos da SEDUC-MT. Site pessoal: www.punhoeducativo.org




Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação