A equipe de acessibilidade do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação está acompanhando os bastidores do evento com foco na comunicação acessível. Nesta edição, a equipe é composta por quatro intérpretes e ainda participam estudantes, dentre os quais um cego e um surdo, que atuarão diretamente no suporte à inclusão. Durante toda a programação, haverá transmissão simultânea pelo Youtube com recursos de acessibilidade para garantir que todas as pessoas possam acompanhar de forma adequada.
O jornalista e professor do curso de jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Lawrenberg Advíncula da Silva, participará da mesa redonda “Educomunicação, ODS e Extensão Universitária” do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação, no dia 22 de agosto, às 7h30, de maneira híbrida.
Evento reúne especialistas para dialogar sobre a educomunicação na promoção dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável em ações de extensão no ensino superior.
A segunda mesa do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação tem como objetivo apresentar as múltiplas áreas de intervenção educomunicativas, que contribuem para a extensão universitária possibilitando aos alunos de graduação a realização de trabalhos em territórios que façam a diferença nos quais estejam inseridos. A mediação será da jornalista Cristiane Parente, sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação - ABPEducom e Diretora da Iandé Comunicação e Educação. A mesa ocorrerá no dia 22 de agosto de 2025, às 7h30 e promoverá um diálogo sobre as práticas pedagógicas-comunicacionais, inspiradas por Paulo Freire, que defende a possibilidade de transformar sua própria realidade a partir da reflexão e educação.
O professor Ismar de Oliveira Soares será um dos convidados do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que participará da mesa 1 “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, no dia 21 de agosto de 2025. Em sua fala irá abordar as origens das pesquisas em Educomunicação e de Educomunicação Socioambiental, demonstrando que há espaço na educação básica para práticas educomunicativas.