terça-feira, 1 de julho de 2025

Segunda mesa do IV Colóquio articula ODS e extensão universitária




Evento reúne especialistas para dialogar sobre a educomunicação na promoção dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável em ações de extensão no ensino superior.


A segunda mesa do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação tem como objetivo apresentar as múltiplas áreas de intervenção educomunicativas, que contribuem para a extensão universitária possibilitando aos alunos de graduação a realização de trabalhos em territórios que façam a diferença nos quais estejam inseridos. A mediação será da jornalista Cristiane Parente, sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação - ABPEducom e Diretora da Iandé Comunicação e Educação. A mesa ocorrerá no dia 22 de agosto de 2025, às 7h30 e promoverá um diálogo sobre as práticas pedagógicas-comunicacionais, inspiradas por Paulo Freire, que defende a possibilidade de transformar sua própria realidade a partir da reflexão e educação.


A mesa será composta por palestrantes da área. O professor Lawrenberg Advíncula da Silva atua com projetos extensionistas em aldeias indígenas de Mato Grosso a partir dos cursos de Jornalismo da Unemat. A jornalista Sucena Shkrada Resk atua com o jornalismo socioambiental independente. Maurício da Silva, vice-presidente da ABPEducom, atua com Arte, Cultura e Educomunicação, tendo sido o coordenador educativo do projeto “Caminho das Águas: fortalecendo fazeres e saberes artísticos-culturais” e da trilha formativa "Educação dos Sentidos para fazer sentido: Arte nas escolas como estratégia de comunicação" realizados pelo Ministério da Cultura (MinC).


O debate irá propor uma reflexão sobre as demandas locais a partir da expertise dos cursos de graduação e da iniciativa de profissionais com foco no exercício da cidadania dos sujeitos dos cursos, que estando em formação. Desta forma, as ações são potencializadas e as potencialidades do egresso são desenvolvidas. Como essas ações se vinculam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estes sujeitos cooperam com a proteção do meio ambiente, do clima e do bem estar das pessoas.



Inscreva-se aqui.


Texto | Itânia Macedo


#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Ismar de Oliveira Soares, uma referência para a Educomunicação




O professor Ismar de Oliveira Soares será um dos convidados do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que participará da mesa 1 “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, no dia 21 de agosto de 2025. Em sua fala irá abordar as origens das pesquisas em Educomunicação e de Educomunicação Socioambiental, demonstrando que há espaço na educação básica para práticas educomunicativas.


Ismar é filósofo, professor, jornalista, pesquisador, doutor em Comunicação, fundador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP), onde foi coordenador por 18 anos e foi um dos responsáveis pela fundação da Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes da USP (2011), curso que coordenou até sua aposentadoria.


Foi ele que ressignificou o termo educomunicação para designar um campo emergente de intervenção social na interface comunicação/educação, em 1999. Também promoveu os projetos Educom.TV e Educom.rádio nos anos 2000. Supervisionou a aplicação do curso de Mídias na Educação do MEC, junto à rede de educação do estado de São Paulo, entre 2008 e 2012.


Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e está à frente da realização dos Encontros Brasileiros de Educomunicação.


Com um currículo amplo, Ismar é Professor Titular Sênior da USP, Bacharel em Geografia e Licenciado em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena-SP (1965). É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (1970), Mestre (1980) e Doutor em Ciências da Comunicação (1986) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado, concluído em 2000, pela Marquette University Milwaukee,WI, Estados Unidos. É autor de dezenas de artigos e livros, entre eles “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação” (2011), que se tornou uma referência para a área.


Texto | Renata Alves



#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor