quinta-feira, 19 de maio de 2016

Pesquisadora Discute Projetos Ambientais No Ensino, Na Extensão E Na Pesquisa Do Curso De Jornalismo

A professora Ana Carolina de Araújo Silva vai integrar a webconferência “Webjornalismo, jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental” durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, juntamente com outras três jornalistas que atuam na área ambiental. A pesquisadora irá falar sobre três projetos que desenvolve como docente no Curso de Jornalismo da Unemat.

Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados às novas tecnologias e narrativas no jornalismo ambiental, dentre os quais, o RadioEcologia, EcoAraguaia e Jambtec. A pesquisadora destaca que a Radioecologia se desenvolve dentro da Focagen (Agencia Júnior de Jornalismo) e seu conteúdo é disponibilizado na internet. Outro projeto foi o site Eco Araguaia, produto desenvolvido na disciplina eletiva de Produção Transmidiática, voltado para o turismo.

Jornalista Irá Discutir Midiaeducação No II Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação


O jornalista Marcus Tavares, editor da revistapontocom será um dos webconferencistas da mesa sobre “Direito à comunicação, empoderamento e protagonismo juvenil” durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. No evento, o jornalista irá discutir a relação das crianças e adolescentes com a mídia.

O também pesquisador, integra do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, desenvolvendo estudos sobre as relações de crianças e jovens com as mídias. É mestre em Educação pela UniRio. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Integra a Rede de Trabalho do Instituto Alana. 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Reportagens Que Envolvem Justiça Socioambiental Motivam A Jornalista Sucena Resk

“Como jornalista socioambiental, transfiro para minha prática a experiência de tratar de temas relacionados a impactos ambientais, a povos tradicionais e indígenas e toda a rede de relações que envolvem a justiça socioambiental”, contextualiza sua atuação Sucena Shkrada Resk. A educomunicadora vai participar da webconferência “Webjornalismo, jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental” no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas.

Em sua fala, Sucena vai abordar a Educomunicação como ferramenta em sala de aula – quando lecionou em curso técnico de meio ambiente – e no chão, com os agricultores. Discutirá os “desafios e pequenas conquistas que, às vezes, são imperceptíveis mas estão lá. Fora o grande retorno como cidadã, que a gente encontra nesta relação”.

Presidente Da SBPJor Vai Falar Sobre A Importância Da Educomunicação Para A Construção Profissional Do Futuro Jornalista

A presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Cláudia Lago, será uma das palestrantes do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. É também professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, mas especificamente no curso de Licenciatura em Educomunicação. Em Alto Araguaia-MT, a pesquisadora vai participar da abertura do evento e do minicurso “Práticas Educomunicativas no Jornalismo” que serão transmitidos pela Internet.

Em sua fala, a jornalista irá abordar a importância de incorporar e debater temas relacionados a educomunicação dentro dos cursos de jornalismo para a construção profissional dos alunos.

Pesquisadores Da Unemat Relatam Pesquisa Sobre Gestão Da Comunicação No II Colóquio

Os professores do projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis” da Universidade do Estado de Mato Grosso relatam resultado obtidos no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas. Sua discussão será na webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos“, juntamente com professores da USP, UFSM e UFCG.

Produção Educomunicativa Do Curso De Comunicação Social De Campina Grande Será Abordada Por Cláudio Messias

O docente do curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande, Cláudio Messias, será um dos palestrantes do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. O pesquisador vai participar da webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos.

Messias apresentará a produção educomunicativa do primeiro bacharelado implantado na área, considerado como uma proposta pedagógica inovadora. Criado em 2009, com primeira turma ingressando em 2010, o curso foi reconhecido pelo MEC em 2014. Essa universidade pública está localizada no nordeste brasileiro, em Campina Grande, Paraíba.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Presidente Do CEE-MT Falará Sobre Compromisso Da Universidade Em Defesa Dos Direitos Sociais

Carlos Alberto Caetano é presidente do Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso (CEE-MT) e sua história pessoal e profissional se pauta nos movimentos sociais. É também presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial. No II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, o professor irá falar sobre a importância de projetos de extensão como importante pilar para sustentar o compromisso da universidade em defesa dos direitos sociais na mesa de abertura sobre “Educomunicação no ensino superior

O professor Carlos Alberto é também o representante do Comitê MT da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), uma importante parceria que o CEE-MT vem realizando em defesa do direito à educação. A assessora dos projetos da CNDE, Maria Célia Rehder, também estará no evento discutindo na perspectiva dos direitos humanos.

Seduc Apresenta Seus Projetos Educomunicativos Que Tiveram Início Com Assessoria Do NCE-USP

Leandro Rodolfo Resende da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) virá ao evento a fim de apresentar aspectos gerais do projeto Educomunicação existente em 150 escolas do estado de Mato Grosso, destacando a relevância do protagonismo do aluno no uso pedagógico das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Sua participação está prevista para a mesa de abertura sobre “Educomunicação no ensino superior de Jornalismo“, mas o professor participará de outras atividades semipresenciais, em Alto Araguaia, a fim de interagir com experiências das secretarias de educação da cidade de São Paulo e de Porto Alegre.

domingo, 15 de maio de 2016

Jornalismo Ambiental Será Discutido No II Colóquio Pela Jornalista Gisele Neuls

Apaixonada por poesia e meio ambiente. Assim é Gisele Neuls que atua na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado – Comunitário, Rural, Empresarial, Científico. Seus trabalhos literários podem ser visualizados nos blogs Vênus em Crise e Uma Casa Amarela. A jornalista participará da webconferência “Webjornalismo, jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental” no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

Formada em Jornalismo (UFRGS), com mestrado em Comunicação e Informação (UFRGS), tem experiência em reportagem, edição e assessoria de comunicação, especializada em meio ambiente, ciência, clima, floresta e agronegócio há mais de 15 anos. Foi diretora da Matiz Caboclo Comunicação.