terça-feira, 10 de junho de 2025

Cármen Gattás discute educomunicação e a sustentabilidade em territórios Guarani no 4º Colóquio Mato-grossense




A pesquisadora apresenta estratégias de educomunicação socioambiental em comunidades indígenas Guarani


No dia 21 de agosto de 2025, das 8h30 às 11h30 (horário de Brasília), Cármen Gattás será uma das participantes da mesa-redonda “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”. A temática que a pesquisadora irá discutir será “Entre saberes e narrativas: a educomunicação socioambiental como ponte para a sustentabilidade em comunidades tradicionais”. O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão online e atividades presenciais em polos parceiros. Em sua participação, a convidada abordará estratégias de comunicação ambiental e ações desenvolvidas em territórios Guarani em São Paulo e Rio Grande do Sul. A atividade faz parte de um ciclo de debates sobre educomunicação socioambiental e intercultural.

Com o tema central da educomunicação aplicada a comunidades tradicionais indígenas, a mesa pretende articular saberes e narrativas ancestrais por meio de produtos comunicacionais que promovem a preservação da biodiversidade e o fortalecimento cultural dessas comunidades.

Cármen é pós-doutora em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/ECA/USP). Atua desde 2009 na formação de professores e jovens indígenas na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e contribui com consultorias para organizações como Unesco e Alana, com foco em educomunicação e sustentabilidade.

A iniciativa reúne professores, pesquisadores, estudantes e comunicadores interessados no diálogo entre os saberes tradicionais e as práticas educomunicativas, com foco em ações concretas de conservação socioambiental em territórios indígenas.


#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor

Nenhum comentário:

Postar um comentário