terça-feira, 26 de agosto de 2025

IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação promove diálogos sobre meio ambiente, interculturalidade e cinema indígena

Mesa de abertura

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação, reuniu pesquisadores, professores, cineastas indígenas, jornalistas e estudantes para debater os desafios da educação na perspectiva educomunicativa em diálogo com a interculturalidade e as culturas indígenas.

A abertura oficial contou com a presença de parceiros e autoridades que demonstram a importância da temática no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – COP30.

Com três mesas redondas, uma roda de conversa e quatro grupos de trabalho, as discussões que aconteceram em Cáceres e Barra do Bugres foram transmitidas pelo YouTube nos canais Unemat Oficial e Educom.Jor.

Mais de 280 participantes de 15 estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina) e do Reino Unido se inscreveram no evento. Dentre eles, as comunidades indígenas de 32 Povos de Mato Grosso e uma do Amazonas, participaram como ouvintes, autores e convidados.

Dos 34 trabalhos inscritos, 29 foram apresentados, demarcando a localidade de autores de todas as regiões do país, sendo 11 do Centro-Oeste, 7 do Norte, 3 do Sul, 2 do Nordeste e 2 do Sudeste.

Com uma programação diversificada, o Colóquio reafirmou a importância da educomunicação como campo de construção coletiva de saberes, aproximando universidade, sociedade e comunidades tradicionais com atenção para a emergência climática.