quinta-feira, 5 de maio de 2016

Jornalista E Editor Da Revista Viração Discute Cobertura Educomunicativa Feita Por Jovens

Disseminador de práticas educomunicativas. Assim, é o educomunicador Bruno Ferreira que atua há cinco anos na ONG Viração Educomunicação. É responsável pela gestão da comunicação dos veículos institucionais e por seus produtos midiáticos, dentre os quais a Revista Viração e a Agência Jovem de Notícias. O jornalista participa da Mesa 2: Direito à comunicação, empoderamento e protagonismo juvenil, no dia 14 de junho de 2016, durante o II Colóquio Mato Grossense de Educomunicação.

“Trabalhar com educomunicação me permite ser um profissional múltiplo. Ao mesmo tempo, em que me dedico a uma organização que atua nesse campo, tenho a flexibilidade de me dedicar a projetos pessoais, alguns deles pontuais, mas que me trazem grande realização pessoal”. Para Bruno, essa possibilidade é coerente por ser uma prática de liberdade e um incentivo à autonomia. Entretanto, o jornalista é consciente de que precisa de atenção redobrada no sentido de saber, “até que ponto é possível se dedicar a diferentes iniciativas com responsabilidade”.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Jornalista Discute Educomunicação Socioambiental No II Colóquio

“O que me motiva é pesquisar e atuar para que a comunicação atue na educação e na mobilização social, com foco na qualidade de vida e na gestão participativa do ambiente que nos cerca“. É isso que move Débora Menezes em suas andanças pelo jornalismo ambiental, educomunicação socioambiental e no fomento de ações em defesa da proteção ambiental. A educomunicadora vai participar da webconferência Educomunicação Socioambiental em áreas de proteção ambiental, que acontecerá apenas pela Internet no dia 15 de junho às 14 horas.

Débora falará sobre sua experiência como jornalista e pesquisadora a partir da Educomunicação, entendida como prática comunicativa para sua atuação na educação e mobilização social, bem como na melhoria da qualidade de vida e na gestão participativa do meio ambiente. “Após assistir às aulas do professor Ismar de Oliveira Soares, empolguei-me de vez com a educomunicação, que virou tema de blog e motivação para minha vida profissional”, conta.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Professor Da UFMT Que Atua Com Educomunicação Há Quase 20 Anos Virá Ao II Colóquio

Educomunicação, Ciência e Outros Saberes: um estudo do trabalho colaborativo e compartilhável em narrativas transmídias é o assunto que o professor Benedito Dielcio Moreira discutirá na mesa de abertura do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, no dia 13 de junho. A discussão aborda temáticas como: interface, cultura da conexão, cultura participativa, o jovem e a informação e construção coletiva de saberes.

A pesquisa em curso parte da constatação de que o jovem está completamente imerso nas tecnologias digitais, tanto que faz parte de um pequeno artefato, para onde convergem todos os meios de comunicação e conteúdos, um companheiro inseparável. Assim, o projeto parte de um  um modelo colaborativo de compartilhamento de conteúdo presente nas mídias digitais para estudar este processo como ação de educomunicação e valorização da cultura científica, por meio de construções de narrativas transmídias.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pró-Reitores Da Unemat Confirmam Presença No II Colóquio

Os Pró-reitores de extensão e pesquisa da Unemat confirmaram presença no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas, em Alto Araguaia-MT, no dia 13 de junho, abertura do evento.

Sendo promovido por um projeto de pesquisa que estuda a gestão da comunicação em três projetos de extensão, o professor Dr. Alexandre Gonçalves Porto, está acompanhando todos os preparativos. “É um evento com uma proposta interessante por ser oferecido parte presencial e outra à distância,” comentou o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec). Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Rodrigo Bruno Zanin, o projeto de pesquisa ao estudar projetos de extensão realiza uma integração interessante dentro da universidade.



Autoridades confirmadas até o momento:

domingo, 1 de maio de 2016

Mesa 3: Webjornalismo, Jornalismo Ambiental E Educomunicação Socioambiental

Cada vez mais crescem no ciberespaço a presença de projetos educomunicativos ligados ao webjornalismo, ao jornalismo ambiental e à educomunicação socioambiental. Nesta mesa, as jornalistas irão discutir essa temática a partir de sua experiência e das pesquisas mais recentes na área.

style1_mesa3


gisele

Jornalismo ambiental e comunicação ambiental – 
Jornalista no Sistema Ambiental Paulista

A webconferencista irá tratar sobre o Jornalismo Ambiental e comunicação ambiental, bem como a relação entre instituições que praticam ações de comunicação ambiental e os jornalistas na produção de notícias engajadas.



Jornalista com experiência em reportagem, edição e assessoria de comunicação, especializada em meio ambiente, ciência, clima, floresta e agronegócio há mais de 15 anos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico.

Formada em Jornalismo (UFRGS), com mestrado em Comunicação e Informação (UFRGS). Foi diretora da Matiz Caboclo Comunicação e bolsista de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Gerente do Departamento de Comunicação Social do Sistema Ambiental Paulista.


deboraEducomunicação Socioambiental em áreas de proteção ambiental – Débora Menezes

Coordenadora pedagógica da Fundação Vitória Amazônica e Diretora da Educom Verde

A webconferencista contará sua experiência como jornalista e pesquisadora a partir da Educomunicação, entendida como prática comunicativa para sua atuação na educação e mobilização social, bem como na melhoria da qualidade de vida e na gestão participativa do meio ambiente.


Jornalista e educadora ambiental com mestrado em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp, Débora Menezes coordena a Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental e é coordenadora pedagógica na Fundação Vitória Amazônica, com atuação em Manaus-AM e Novo Airão-AM. Foi, por dois anos, formadora de educomunicação junto aos educadores indígenas guaranis, dentro do programa nas ondas do rádio, da prefeitura de sp. 

Trabalhou em veículos como o Guia 4 Rodas, revisa Caminhos da Terra e na Editora Empresa das Artes fazendo reportagens sobre turismo. Também atuou na revista Nova Escola e no site Planeta Sustentável com reportagens temáticas na área educacional Finalmente, se deparou com metodologias e ferramentas de comunicação que contribuem para o diálogo entre natureza e sociedade, entre instituições e comunidades, para que o ambiente “não seja um fim, mas realmente um meio”. 

Foram nas aulas do professor Ismar de Oliveira Soares que Débora se empolgou com a educomunicação e passou a desenvolver projetos com a interface entre educação ambiental e educomunicação, produzindo com diversos públicos, inclusive indígenas e ribeirinhos, vídeos, programas de rádio e jornais. No mestrado estudou, principalmente, a gestão da comunicação envolvendo atores sociais em uma Área de proteção ambiental, APA da Serra da Mantiqueira.


sucena

Jornalista ambiental – do blog à ONG – Sucena Shkrada Resk

Jornalista e Diretora do Blog Cidadãos do Mundo e assessora no Instituto Centro de Vida – ICV

A webconferencista contará sua experiência como jornalista à frente do Blog Cidadãos do Mundo e de sua experiência na ONG Instituto Centro de Vida (ICV) com projetos de educomunicação socioambiental.


A jornalista é formada pela PUC-SP e tem duas especializações em Política Internacional e em Meio Ambiente e Sociedade pela FESPSP. É autora do Projeto Vozes dos Biomas. Deu início ao blog com reportagens regulares a partir de 2007. 

Atuou em veículos impressos e on-line, como Revista Problemas Brasileiros, Agência Envolvorde para Instituto Ethos, Editora Horizonte, site Planeta Sustentável, Revista Fórum, site Mercado Ético, Fundación Mapfre, Editora Escala, Revista Filosofia, Leituras da História, Revista Viva Saúde, Revista Sociologia, Editora Símbolo, dentre outras. Em assessoria de imprensa e consultoria de comunicação com pesquisas e elaboração de conteúdo para cartilhas, livros e exposições.


ana

Jornalista e Pesquisadora na área ambiental – Ana Carolina de Araújo Silva

Professora do curso de Jornalismo da UNEMAT

A webconferencista contará sua experiência como jornalista e pesquisadora na área ambiental, de maneira especial dos projetos RadioEcologia, EcoAraguaia e Jambtec. A professora abordará também resultados da sua pesquisa de doutorado sobre o discurso ambiental local.


Jornalista graduada pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Comunicação pela Universidade de Marília e doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atualmente, é professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade (Jornalismo-Unemat) e integra o Grupo de Pesquisa COLING – Estudos de Comunicação e Linguagem (UMESP). Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados às novas tecnologias e narrativas no jornalismo ambiental.




Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação