domingo, 1 de maio de 2016

Mesa 3: Webjornalismo, Jornalismo Ambiental E Educomunicação Socioambiental

Cada vez mais crescem no ciberespaço a presença de projetos educomunicativos ligados ao webjornalismo, ao jornalismo ambiental e à educomunicação socioambiental. Nesta mesa, as jornalistas irão discutir essa temática a partir de sua experiência e das pesquisas mais recentes na área.

style1_mesa3


gisele

Jornalismo ambiental e comunicação ambiental – 
Jornalista no Sistema Ambiental Paulista

A webconferencista irá tratar sobre o Jornalismo Ambiental e comunicação ambiental, bem como a relação entre instituições que praticam ações de comunicação ambiental e os jornalistas na produção de notícias engajadas.



Jornalista com experiência em reportagem, edição e assessoria de comunicação, especializada em meio ambiente, ciência, clima, floresta e agronegócio há mais de 15 anos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico.

Formada em Jornalismo (UFRGS), com mestrado em Comunicação e Informação (UFRGS). Foi diretora da Matiz Caboclo Comunicação e bolsista de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Gerente do Departamento de Comunicação Social do Sistema Ambiental Paulista.


deboraEducomunicação Socioambiental em áreas de proteção ambiental – Débora Menezes

Coordenadora pedagógica da Fundação Vitória Amazônica e Diretora da Educom Verde

A webconferencista contará sua experiência como jornalista e pesquisadora a partir da Educomunicação, entendida como prática comunicativa para sua atuação na educação e mobilização social, bem como na melhoria da qualidade de vida e na gestão participativa do meio ambiente.


Jornalista e educadora ambiental com mestrado em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp, Débora Menezes coordena a Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental e é coordenadora pedagógica na Fundação Vitória Amazônica, com atuação em Manaus-AM e Novo Airão-AM. Foi, por dois anos, formadora de educomunicação junto aos educadores indígenas guaranis, dentro do programa nas ondas do rádio, da prefeitura de sp. 

Trabalhou em veículos como o Guia 4 Rodas, revisa Caminhos da Terra e na Editora Empresa das Artes fazendo reportagens sobre turismo. Também atuou na revista Nova Escola e no site Planeta Sustentável com reportagens temáticas na área educacional Finalmente, se deparou com metodologias e ferramentas de comunicação que contribuem para o diálogo entre natureza e sociedade, entre instituições e comunidades, para que o ambiente “não seja um fim, mas realmente um meio”. 

Foram nas aulas do professor Ismar de Oliveira Soares que Débora se empolgou com a educomunicação e passou a desenvolver projetos com a interface entre educação ambiental e educomunicação, produzindo com diversos públicos, inclusive indígenas e ribeirinhos, vídeos, programas de rádio e jornais. No mestrado estudou, principalmente, a gestão da comunicação envolvendo atores sociais em uma Área de proteção ambiental, APA da Serra da Mantiqueira.


sucena

Jornalista ambiental – do blog à ONG – Sucena Shkrada Resk

Jornalista e Diretora do Blog Cidadãos do Mundo e assessora no Instituto Centro de Vida – ICV

A webconferencista contará sua experiência como jornalista à frente do Blog Cidadãos do Mundo e de sua experiência na ONG Instituto Centro de Vida (ICV) com projetos de educomunicação socioambiental.


A jornalista é formada pela PUC-SP e tem duas especializações em Política Internacional e em Meio Ambiente e Sociedade pela FESPSP. É autora do Projeto Vozes dos Biomas. Deu início ao blog com reportagens regulares a partir de 2007. 

Atuou em veículos impressos e on-line, como Revista Problemas Brasileiros, Agência Envolvorde para Instituto Ethos, Editora Horizonte, site Planeta Sustentável, Revista Fórum, site Mercado Ético, Fundación Mapfre, Editora Escala, Revista Filosofia, Leituras da História, Revista Viva Saúde, Revista Sociologia, Editora Símbolo, dentre outras. Em assessoria de imprensa e consultoria de comunicação com pesquisas e elaboração de conteúdo para cartilhas, livros e exposições.


ana

Jornalista e Pesquisadora na área ambiental – Ana Carolina de Araújo Silva

Professora do curso de Jornalismo da UNEMAT

A webconferencista contará sua experiência como jornalista e pesquisadora na área ambiental, de maneira especial dos projetos RadioEcologia, EcoAraguaia e Jambtec. A professora abordará também resultados da sua pesquisa de doutorado sobre o discurso ambiental local.


Jornalista graduada pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Comunicação pela Universidade de Marília e doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atualmente, é professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade (Jornalismo-Unemat) e integra o Grupo de Pesquisa COLING – Estudos de Comunicação e Linguagem (UMESP). Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados às novas tecnologias e narrativas no jornalismo ambiental.




Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário