sábado, 22 de novembro de 2014

Núcleo Regional da ABPEducom será criado no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

O Núcleo Regional da ABPEducom será criado no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que se realiza nos dias 25 e 26 de novembro, em Cuiabá-MT, evento simultâneo ao SemiEdu 2014. Para a instituição do Núcleo é necessário seguir as diretrizes da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Já são dois os núcleos regionais da ABPEducom. O núcleo regional no Vale do Paraíba, em São Paulo, tem sede em São José dos Campos-SP. No Rio Grande do Sul. o Núcleo está responsável de organizar, junto com a ABPEducom, o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação juntamente como o III EducomSul, que acontecerá de 10 a 12 de junho de 2015.

No último dia do Colóquio, os associados da ABPEducom em Mato Grosso, que precisam ser no mínimo cinco (5), fazem uma Ata de Formação do Núcleo Regional contendo a assinatura dos presentes. Posteriormente, a Ata será enviada à Diretoria da Associação juntamente com uma carta pedindo a autorização da formalização do Núcleo no Estado.  O presidente da ABPEducom, prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, estará presente no ato.

O que faz o Núcleo Regional? 
Atender a demanda por informações sobre Educomunicação, promover grupos de estudos, debates  e pesquisas e fomentar a promoção de eventos regionais. Promover projetos em educomunicação. Finalidade de agregar os associados da ABPEducom residentes em regiões do país, de modo a articular seu envolvimento com as ações da associação. 

 Finalidade 

A  Associação  Brasileira  de  Pesquisadores  e  Profissionais  em Educomunicação, associação de caráter  científico-cultural,  interdisciplinar,  de âmbito  nacional,  sem fins  lucrativos,  visa  reunir pesquisadores, profissionais e estudantes que têm a Educomunicação e/ou seus elementos e processos constitutivos como seu objeto de interesse. 
Os  Núcleos  caracterizam-se  como  grupos  de  estudos  e  de ação, congregando  profissionais  e pesquisadores, em todos os níveis e áreas da educação, comunicação e outras que atuem nessa inter-relação.  São  parceiros naturais,  pautando  suas  atividades  pelo  empenho  em  estimular, desenvolver a educomunicação  como  prática  interdisciplinar  nas  regiões  que  representam.  
O trabalho dos Núcleos é fundamental para  a ampliação e consolidação do campo no Brasil, como também da própria Associação.

 Instalação de Núcleo Regional 

Para a instalação de um Núcleo Regional da ABPEducom é necessário:
• Reunião voluntária de, no mínimo, cinco associados com as anuidades regulares.
•  Eleição  de  um  Coordenador  –  eleito  por  voto  direto  pelos  associados  do  âmbito  do  Núcleo Regional pelo período de dois anos.
• Submissão à diretoria da ABPEducom da proposta para a instalação do Núcleo Regional.
•  Aprovação da proposta pela diretoria da ABPEducom.
• Elaboração  da  Ata  de  instalação  do  Núcleo  Regional  e  seu  encaminhamento  à  secretaria Executiva da ABPEducom.

domingo, 16 de novembro de 2014

Mesa redonda levanta práticas educomunicativas em Mato Grosso


Há muitos projetos e programas que trabalham na interface Comunicação/Educação espalhados pelo Brasil. Muitos foram disseminados pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) como o projeto "Educomradio.Centro-oeste" (2004-2008) e a experiências das salesianas nessa área. Esses são os projetos pioneiros que a mesa redonda "Práticas Educomunicativas em Mato Grosso" irá discutir no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

Mesa redonda vai discutir Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom


Já existe lei que garante a Educomunicação em escolas. O programa Nas Ondas do Rádio da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo e o programa de Rádio Escola Independente da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) são projetos educomunicativos ampliados graças às leis permitem sua continuidade. São muitos os projetos educomunicativos espalhados pelo Brasil é por isso que a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) foi criada para incentivar, apoiar e sistematizar as práticas que dizem respeito à interface Comunicação/Educação.

A mesa redonda "Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom" do I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação discorrerá por essas questões. Participam da mesa os professores Ismar de Oliveira Soares (USP), Benedito Dielcio Moreira (UFMT), Ailton Segura (UFMT); a jornalista Maria Eliete Alves Silva (UFMT) e a Ir. Maria de Nazaré Gonçalves Lima (Inspetoria Nossa Senhora da Paz - insPAZ).