Educomunicação, cultura indígena e sustentabilidade em destaque no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação
Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e responsável pela disciplina de Língua e Cultura Guarani, Mário Ramão Villalva será um dos palestrantes do IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. Com ampla experiência na valorização dos conhecimentos indígenas e das práticas de educomunicação em ambientes interculturais, Mário irá participar de duas mesas redondas no evento, a partir de uma perspectiva que articula academia, espiritualidade e batalha dos povos indígenas.
Sua primeira participação será na mesa “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, no dia 21 de agosto de 2025. Com a palestra "Além do Progresso: a experiência indígena e a busca por um novo paradigma sobre desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental", Mário fará uma crítica aos conceitos ocidentais de progresso e sustentabilidade, ressaltando a relevância dos valores espirituais e culturais indígenas na interação com o meio ambiente.
No segundo dia, ele irá integrar a mesa “Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena” para compartilhar suas vivências no projeto "Educomunicação e Cultura Guarani: Ñande Reko, memória e identidade", que oferece oficinas de rádio, vídeo, fotografia e redes sociais em aldeias do Paraná. A iniciativa reforça a identidade guarani e estabelece uma conexão entre universidade e comunidade por meio da educomunicação e da resistência cultural.
SOBRE O PALESTRANTE
Mário Villalva é doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste e mestre em Integração da América Latina (Prolam/USP). Ele é bacharel em Rádio e TV e licenciado em Língua e Cultura Guarani. É membro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste. Ele faz parte do Grupo de Trabalho Sul (GT SUL) da Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil e lidera o projeto de extensão e pesquisa "Educomunicação e Cultura Guarani", que trabalha com comunidades indígenas do oeste do Paraná através da criação de conteúdo audiovisual, oficinas e iniciativas para o fortalecimento da identidade guarani.
Como participante ativo da espiritualidade Ava Guarani no Opy (local de oração) do Tekoha Añetete (PR), o professor Mário atua como um elo entre a academia e as terras indígenas, sugerindo uma educomunicação congruente com os direitos das comunidades indígenas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.
Sua participação no IV Colóquio Mato-grossense de Educomunicação destaca a importância da comunicação como instrumento de mudança, diálogo e manutenção das culturas ancestrais.
Para mais informações, acesse também as redes sociais:
📷 Instagram: @educom.unemat
📘 Facebook: Coloquio.Educom
📺 YouTube: Canal do Educom.JOR
Texto | Fabiane Kroetzler
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
Nenhum comentário:
Postar um comentário