A roda de conversas irá reunir cineastas indígenas para debater sobre produções audiovisuais como forma de preservar e difundir a cultura tradicional
Takumã Kuikuro é um dos cineastas indígenas que integrará a Roda de conversas “Cinema Indígena e os Cineastas Indígenas” no dia 23 de agosto de 2025. Esta atividade é voltada para ouvir as histórias de empoderamento de outros cineastas indígenas de Mato Grosso que contarão suas experiências audiovisuais que cooperam para a preservação da cultura tradicional e para denunciar as agressões que vem sofrendo historicamente por meio de suas produções audiovisuais. De Barra do Bugres, a partir das 8 horas, fuso horário de Brasília, o Brasil e o mundo poderão acompanhar essas histórias pelo YouTube.
Takumã contará sobre suas experiências no ramo audiovisual a partir da história do seu povo Kuikuro em interlocução com os outros povos Xavante, Ikpeng, Kaiabi, Kuikuro, Myky e Kisedje.
Ele é idealizador do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena e fundador do Coletivo Kuikuro de Cinema, presidente do Instituto da Família do Alto Xingu (IFAX). Takumã tem filmes premiados em festivais nacionais, como os de Gramado e Brasília, e internacionais, como o Terres em Vues - Présence Autochtone, em Montreal, Canadá.
O bate-papo busca promover a construção de uma rede de realizadores, com o objetivo de fortalecer parentes e coletivos através da troca de saberes e experiências e promover a construção de uma rede de realizadores.
Roda de Conversa
Data e horário: 23/08/2025 - 08:00 - 13:00
Texto | Itania Macedo
#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor
Nenhum comentário:
Postar um comentário