segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ismar De Oliveira Soares: Duas Décadas De Luta Aproximando Educação Básica, Ensino Superior E Educomunicação

Ismar de Oliveira Soares é educomunicador, mesmo antes do conceito de Educomunicação ter sido identificado como um campo autônomo do conhecimento, em 1999. O professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) desde 2012 e coordena a Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP. Na abertura do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, Ismar participará à distância falando sobre as instituições de ensino superior que estão trabalhando com a Educomunicação.

Fundou e coordena o Núcleo de Comunicações e Artes (NCE-USP). Esteve à frente da pesquisa que definiu e sistematizou, entre 1997 e 1998, o conceito da educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica na interface comunicação/educação. A pesquisa demonstrou que havia uma nova área com procedimentos que carregavam em si a perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire, a apropriação cultural e crítica dos meios de comunicação, dando a possibilidade aos agentes de serem produtores de cultura para melhorar seu entorno social.

Promoveu, a partir do ano de 2000, 18 congressos, simpósios e encontros nacionais sobre a temática. É jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, tendo colaborado ativamente para fundação da revista Viração. Vem colaborando, ao longo das duas últimas décadas, para que o conceito da educomunicação seja operacionalizado em níveis municipal, estadual e federal, através de políticas públicas, permitindo novas formas de gestão da comunicação nos processos educativos sejam implementadas. Para tanto, contribui para projetos como: o “Educom.TV” (2002), o “Educom.rádio”, (2001-2004) e o Curso a distância “Mídias na Educação” (2006-2012).

Jornalista formado pela Cásper Líbero e graduado em Geografia e História, Ismar é Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e pós-doutor pela Marquette University (USA). Como Professor Titular da ECA-USP, chefiou o Departamento de Comunicações e Artes por oito anos. Atuou como professor do Ensino Médio em escolas públicas e privadas nas décadas de 1970 e de 1980. No ensino superior, atuou na Universidade Metodista de São Paulo.

Presidiu a UCBC – União Cristã Brasileira de Comunicação Social entre 1980 e 1986. Foi presidente da UCIP – Unión Catholique Internationale de la Presse (Genebra, Suíça) entre 2001 e 2009, articulando eventos em todos os continentes destinados à formação de jornalistas no campo da ética, da cidadania e da sustentabilidade.


Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário