Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos |
Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos é o tema da primeira mesa-redonda do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, na tarde do dia 19 de novembro de 2020, com a participação de pesquisadores da Espanha e do Brasil. A mesa apresentará um panorama nacional e internacional e discutirá os direitos das pessoas que vivem na fronteira ou com deficiências auditivas, assim como seu acesso à educação e comunicação.
“Será uma oportunidade para dialogar sobre as especificidades linguísticas num contexto de direitos e conquistas em relação a dar condições para que as pessoas possam se comunicar em sua língua de origem,” argumenta a mediadora do debate e professora da Unemat, Geni Conceição Figueiredo Zacarkim, integrante do grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), um dos organizadores do colóquio.
A mesa contará com as pesquisadoras Maria Matesanz Del Bairro e Viviane Ferreira Martins, da Universidad Complutense de Madrid, que falarão sobre estudos dos direitos linguísticos na fronteira entre Brasil e Bolívia.
A região de fronteira do Brasil com a Bolívia terá espaço com a temática Mulher em Cáceres/San Matias abordada pela professora Marli Barboza da Silva (Unemat) e a questão da língua, identidade e língua de sinais boliviana, com os professores Fernando Jesus da Silva (UFMT- ) e Stela Perné Santos (IFMT), respectivamente.
Outra vertente a ser discutida será a relação entre corpo, arte e mídia, com os professores Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) e Euder David Siqueira (UFFRJ), trazendo para o debate conceitos que envolvem cultura e expressão artística no universo contemporâneo.
Sobre os palestrantes
Maria Matesanz Del Bairro – Professora Associada da Divisão de Linguística Geral do Departamento de Linguística Geral e Árabe, Hebraico e Estudos da Ásia Oriental da Universidade Complutense de Madrid desde julho de 2008. Professora Catedrática em 2015. É Coordenadora do Programa de Doutorado em Linguística Teórica e Aplicada. Participou como Professor Visitante no Mestrado em Ciências da Linguagem e Linguística Hispânica da UNED ensinando Etnolinguística (2013-2014). É diretora da equipe de investigação Complutense do LALINGAP desde 2009. Sua investigação desenvolve-se principalmente em três grandes linhas de investigação relacionadas com a sua carreira de investigação e docência: intercompreensão e aquisição de uma segunda língua, lexicologia e lexicografia e análise do discurso.
Viviane Ferreira Martins – Professora Associada do Departamento de Linguística General, Estudos Árabes, Hebreus e de Ásia Oriental da Universidad Complutense de Madrid (UCM) desde 2016. Fez Doutorado em Linguística pela mesma universidade com tese sobre formação sociolinguística para professores de Língua Estrangeira no Brasil (2019). É brasileira tendo atuado como professora de Espanhol na Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Participou do Convênio entre a UCM e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) como organizadora e professora.
Stela Perné Santos – Surda Bilíngue e co-autora do Livro Lacuna 1. Possui graduação em História (PUC-Goiás, 2004), em Letras Libras (UFSC, 2010) e mestrado em Linguística (UnB, 2019). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Surdez, Terminologia de Libras. Lei maria da Penha para mulheres Surdas.
Denise da Costa Oliveira Siqueira – Professora Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), Mestre em Ciência da Informação (ECO/UFRJ). Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Comunicação, interação e cultura (Lampe/PPGCom) e o Grupo de Pesquisa Corps – Corpo, representação e espaço urbano. Desenvolveu pesquisa pós-doutoral em Sociologia (Université Paris-Descartes/ Sorbonne). Especialista em Sociologia Urbana e graduada em Comunicação/Jornalismo (UERJ). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão investigando narrativas do eu, construção social das emoções, corpo, gênero, cidade, imaginário, dança, jornalismo cultural.
Euler David de Siqueira – Professor Titular da UFRRJ, Cientista Social IFCH/UERJ, Mestre e Doutor em Sociologia pelo IFCS\UFRJ. Pós-doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes Sorbonne, França, Professor efetivo do PPGPDS – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável – UFRRJ.
Marli Barboza da Silva – Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Mestre em Estudos Culturais (UFMT), pesquisadora na linha Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade, e em Ensino de Jornalismo. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), vinculada à Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Aplicadas no campus de Tangará da Serra.
Fernando Jesus da Silva – Doutorando e Mestre em Linguística (Unemat). Professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Instituto de Linguagens, Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol. Formado em Lingua Portuguesa e respectivas Literaturas (Unemat), em Língua Espanhola e respectivas Literaturas (UFMT). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Espanhola, Sociolinguística Variacionista, Contato Linguístico, Línguas Fronteiriças.
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