Com doutorado e mestrado em Comunicação (ECA-USP), é licenciado em História (USP) e desenvolve pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil.
Com doutorado e mestrado em Comunicação (ECA-USP), é licenciado em História (USP) e desenvolve pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil.
Os projetos de extensão são parte integrante do tripé ensino, extensão e pesquisa. Através deles, a comunidade acadêmica se aproxima da sociedade com propostas de atuação significativa para uma determinada parcela da população. Nesta mesa, vamos conhecer essa proposta extensionista de quatro universidades públicas, localizadas em Santa Maria-RS, São Paulo-SP, Campina Grande-PB e Alto Araguaia-MT.

Neste minicurso, os palestrantes vão discorrer sobre o conceito de Educomunicação para a efetividade de programas, projetos e atividades educomunicativas, de maneira especial no ensino superior.
A Educomunicação utiliza-se dos meios de comunicação para levar os atores sociais à produção de cultura. Equipes são integradas para que possam desenvolver projetos comunicativos com o uso se TV, Internet ou jornal. A disciplina leva o acadêmico à reflexão de um processo de exploração teórico-conceitual de mídias educomunicativas que desemboca na apresentação de produto educomunicativo. No curso de Jornalismo, a área Educomunicativa envolve processos comunicativos e à produção colaborativa por meio de projetos de extensão, que leva a comunidade a se apropriar das técnicas jornalísticas para serem produtoras de cultura. Nesse, intercâmbio entre acadêmicos/docentes e comunidade, o jornalismo colaborativo e cidadão , a produção coletiva e individual dos alunos (projetos/TCCs) , o trabalho em equipe , a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade, as metodologias participativas e empoderamento social são marcas primordiais.
Nesta mesa, vamos conhecer algumas instituições de ensino superior que estão abrindo espaços na articulação do tripé ensino/pesquisa/extensão de Jornalismo. Tanto a Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP) quanto o Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação são pioneiros no introdução do paradigma educomunicativo em seus currículos. Ainda há o Curso de Bacharelado em Jornalismo da UFU que atua com disciplinas dentro do paradigma fazendo intercâmbio também com licenciaturas por meio do programa PET Conexão Educomunicação. Nas Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Educomunicação chegou pelos projetos de extensão universitária.
Educomunicação no ensino superior na visão de Ismar de Oliveira Sores
O webconferencista irá falar sobre as instituições de ensino superior que já estão trabalhando com a Educomunicação e como ele vê esse crescimento ao longo do acompanhamento ao paradigma desde sua identificação em 1999.

A pesquisadora irá abordar a importância de incorporar e debater temas relacionados a educomunicação dentro dos cursos de jornalismo para a construção profissional dos aluno.
O pesquisadora apresentará aspectos gerais da formação e atuação do licenciado em Educomunicação e sobre a relevância do profissional da área na atualidade, da produção midiática dentro das escolas, aliados ao uso pedagógico das tecnologias.
Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP).
Foi colaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001, tornando-se coordenador do Núcleo em 2014. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC. Assume a cadeira de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação, na ECA/USP, em dezembro de 2013, e é o Secretário Executivo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação com mandato até outubro 2016.
O professor irá abordar a atual pesquisa: Educomunicação, Ciência e Outros Saberes: um estudo do trabalho colaborativo e compartilhável em narrativas transmídias. temas: Interface, Cultura da Conexão, Cultura Participativa, O Jovem e a Informação e Construção Coletiva de Saberes.
Benedito Dielcio Moreira é professor Associado da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Graduado em jornalismo, tem Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universität Siegen, Alemanha. Atua com educomunicação desde 1998. Seus estudos de mestrados, sob o Título “Esqueceram de Mim, eles só pensam nos meus pais” versam sobre a relação entre jornais e jovens, no final da década de 1990. No doutorado, “Olhos de Voyeur e Dedos de Flaneur”, os estudos abordam as andanças midiáticas dos jovens, sobretudo no universo digital.

Sua fala no evento fala da importância dos projetos de extensão como um importante pilar para sustentar o compromisso da universidade em defesa dos direitos sociais.
Carlos Alberto Caetano é mestre em Educação (UFMT) e especialista em Gestão Pública em Saúde (UFMT) e em Política Segurança pública e Direitos Humanos (UFMT). É graduado em Ciências Sociais (Universidade Cândido Rondon) e em Filosofia (UFMT). É Presidente do Conselho Estado de Educação.
Carlão como é comumente chamado é professor da Rede Estadual de Educação. É pesquisador da área dos movimentos sociais e tem sua vida pautada nos movimentos sociais. Foi Membro do Conselho Estadual de Promoção e Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso – CEPIR. Faz parte da Coordenação do Instituto de Formação Estudos e Pesquisa Sócio-Econômico-Político Cultural de Mato Grosso. Também foi doordenador do Centro de Organização e Defesa da Criança e Adolescente –MT. É Professor de Sociologia e Filosofia na Rede Pública Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso. Exerceu a função de coordenador exxecutivo do Projovem Urbano na Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande –MT. Tem experiência na área de Ciência Política com ênfase em Políticas Educacionais. Atua na área de formação de educadores no Programa Projovem Urbano pela UNISELVA.
O direito à comunicação e a contribuição da Educação para a transformação social – Maria Célia Rehder
A presença da universidade no Núcleo de Educomunicação da SME-SP – Carlos Lima
O webconferencista irá discorrer sobre a presença do Núcleo de Comunciação e Educação (NCE-USP) na formação, articulação e assessoria aos projetos educomunicativos da SME-SP.
Carlos Alberto Mendes Lima foi radialista antes de se tornar professor de inglês em escolas de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Desde que o Educom.rádio foi implantado nas escolas da rede de 2001 a 2004 numa parceria com o NCE-USP, o professor vem atuando em projetos de rádio escolar e protagonismo juvenil, conforme registrou o blog da Licenciatura em Educomunicação.
O projeto Educom-rádio se transformou no Programa Nas Ondas do Rádio, tendo Carlos em sua coordenação. Em 2015, o programa foi transformado em Núcleo de Educomunicação. Nesse universo de propostas educomunicativas, destacam-se: o projeto Imprensa Jovem – alunos viram repórteres e transformam os laboratórios de informática em agências de mídia; capacitação dos professores no uso das tecnologias na escola e no empoderamento dos alunos; rádios escolas que favorecem a aprendizagem e a cultura de paz na escola. Tudo isso foi possível, graças à aprovação e implementação da Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28/12/2004), que instituiu a educomunicação como política pública na cidade.
O conferencista irá apresentar aspectos gerais do projeto Educomunicação existente em 150 escolas do estado de Mato Grosso e sobre a relevância do protagonismo do aluno do estado no uso pedagógico das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Leandro Rodolfo Resende é Mestre em Estudos Literários. É professor, escritor, agente cultural e tutor na Educação a Distância. É graduado em Letras (UFMT). Em 2013 publicou o livro “Memórias da melhor idade de Alto Araguaia”. Na graduação foi monitor e voluntário de Iniciação Científica. Como Agente Cultural teve projetos aprovados pela SEC-MT, FUNARTE, MinC e pelo BASA. Atualmente, ministra o Curso de Nova Ortografia, é Tutor pela UAB/IFMT e é Professor Efetivo Técnico Pedagógico atuando na Coordenadoria de Projetos Educativos da SEDUC-MT. Site pessoal: www.punhoeducativo.org
Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação
Comissão organizadora do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas dá início às atividades com reunião no dia 23 de março de 2016. O evento é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e o Curso de Jornalismo da Unemat através do projeto de pesquisa “Gestão da Comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”.
Além dos pesquisadores do projeto e dos associados da ABPEducom em Mato Grosso, participam da comissão alunos que se colocaram como voluntários para organizar o evento. Três disciplinas, juntamente com seus professores, estão atuando intensivamente na organização, a saber: Interface Homem-Máquina do Curso de Computação, Assessoria de Imprensa e Comunicação e Tecnologias da Informação e Comunicação do Curso de Jornalismo.
Desde sua institucionalização em 2014, o grupo de pesquisa Educom.Unemat do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Alto Araguaia vem se destacando no cenário nacional. O projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis” é gerido pelos professores Antonia Alves Pereira, Eveline dos Santos Teixeira Baptistella e Ulisflávio Oliveira Evangelista. São alunos bolsistas os acadêmicos Caroline Ferreira Lynch e Weverton Velasco.
Os resultados do projeto serão apresentados no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas acontece entre os dias 13 a 18 de junho de 2016, numa parceria entre o Núcleo ABPEducom-MT – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação em Mato Grosso.
Confira a programação do evento e faça sua inscrição.
O II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação será semipresencial ocorrerá entre os dias 13 a 18 de junho de 2016. Será uma realização do Núcleo ABPEducom-MT – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação em Mato Grosso. O evento será concomitante ao I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas que irá apresentar resultados da pesquisa do grupo de pesquisa Educom.Unemat do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Alto Araguaia.
O seminário virtual visa apresentar os resultados do projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”, gerido pelos pesquisadores e professores Antonia Alves Pereira, Eveline dos Santos Teixeira Baptistella e Ulisflávio Oliveira Evangelista. São alunos bolsistas os acadêmicos Caroline Ferreira Lynch e Weverton Velasco.
Atender a demanda por informações sobre Educomunicação, promover grupos de estudos, debates e pesquisas e fomentar a promoção de eventos regionais. Promover projetos em educomunicação. Finalidade de agregar os associados da ABPEducom residentes em regiões do país, de modo a articular seu envolvimento com as ações da associação.
Finalidade
A Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, associação de caráter científico-cultural, interdisciplinar, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, visa reunir pesquisadores, profissionais e estudantes que têm a Educomunicação e/ou seus elementos e processos constitutivos como seu objeto de interesse.
Os Núcleos caracterizam-se como grupos de estudos e de ação, congregando profissionais e pesquisadores, em todos os níveis e áreas da educação, comunicação e outras que atuem nessa inter-relação. São parceiros naturais, pautando suas atividades pelo empenho em estimular, desenvolver a educomunicação como prática interdisciplinar nas regiões que representam.
O trabalho dos Núcleos é fundamental para a ampliação e consolidação do campo no Brasil, como também da própria Associação.
Instalação de Núcleo Regional
Para a instalação de um Núcleo Regional da ABPEducom é necessário:• Reunião voluntária de, no mínimo, cinco associados com as anuidades regulares.• Eleição de um Coordenador – eleito por voto direto pelos associados do âmbito do Núcleo Regional pelo período de dois anos.• Submissão à diretoria da ABPEducom da proposta para a instalação do Núcleo Regional.• Aprovação da proposta pela diretoria da ABPEducom.• Elaboração da Ata de instalação do Núcleo Regional e seu encaminhamento à secretaria Executiva da ABPEducom.








