sexta-feira, 29 de abril de 2016

Professor Da USP Vem A Alto Araguaia Falar Sobre A Licenciatura Em Educomunicação

Claudemir Edson Viana é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando na disciplina de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP), desde 2013, quando ingressou na instituição. É coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (ECA-USP) desde 2014, mas vem atuando como colaborador do Núcleo desde 2001.

Com doutorado e mestrado em Comunicação (ECA-USP), é licenciado em História (USP) e desenvolve pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil.

Mesa 1: Projetos De Extensão Universitária, Gestão Da Comunicação E Protagonismo Dos Acadêmicos

Os projetos de extensão são parte integrante do tripé ensino, extensão e pesquisa. Através deles, a comunidade acadêmica se aproxima da sociedade com propostas de atuação significativa para uma determinada parcela da população. Nesta mesa, vamos conhecer essa proposta extensionista de quatro universidades públicas, localizadas em Santa Maria-RS, São Paulo-SP, Campina Grande-PB e Alto Araguaia-MT.

Participantes: Profª. Drª Rosane Rosa (UFSM), Prof. Me. Claudio Messias (UFCG), Prof. Dr. Claudemir Viana (USP), Profª. Me. Antonia Alves Pereira (Unemat), Profª. Me. Eveline dos Santos Teixeira Baptistella (Unemat), Prof. Me. Ulisflávio Oliveira Evangelista (Unemat)

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Minicurso: Práticas Educomunicativas No Jornalismo

Neste minicurso, os palestrantes vão discorrer sobre o conceito de Educomunicação para a efetividade de programas, projetos e atividades educomunicativas, de maneira especial no ensino superior.

style1_minicurso


 

terça-feira, 26 de abril de 2016

Mesa Redonda: Educomunicação No Ensino Superior De Jornalismo

Educomunicação utiliza-se dos meios de comunicação para levar os atores sociais à produção de cultura. Equipes são integradas para que possam desenvolver projetos comunicativos com o uso se TV, Internet ou jornal. A disciplina leva o acadêmico à reflexão de um processo de exploração teórico-conceitual de mídias educomunicativas que desemboca na apresentação de produto educomunicativo. No curso de Jornalismo,  a área Educomunicativa envolve processos comunicativos e à produção colaborativa por meio de projetos de extensão, que leva a comunidade a se apropriar das técnicas jornalísticas para serem produtoras de cultura. Nesse, intercâmbio entre acadêmicos/docentes e comunidade, o jornalismo colaborativo e cidadão , a produção coletiva e individual dos alunos (projetos/TCCs) ,  o trabalho em equipe , a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade, as metodologias participativas e empoderamento social são marcas primordiais.

Nesta mesa, vamos conhecer algumas instituições de ensino superior que estão abrindo espaços na articulação do tripé ensino/pesquisa/extensão de Jornalismo. Tanto a Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP) quanto o Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação são pioneiros no introdução do paradigma educomunicativo em seus currículos. Ainda há o Curso de Bacharelado em Jornalismo da UFU que atua com disciplinas dentro do paradigma fazendo intercâmbio também com licenciaturas por meio do programa PET Conexão Educomunicação.  Nas  Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Educomunicação chegou pelos projetos de extensão universitária.


ismarEducomunicação no ensino superior na visão de Ismar de Oliveira Sores

Presidente da ABPEducom, Professor da ECA-USP.

O webconferencista irá falar sobre as instituições de ensino superior que já estão trabalhando com a Educomunicação e como ele vê esse crescimento ao longo do acompanhamento ao paradigma desde sua identificação em 1999.

Jornalista formado pela Cásper Líbero e graduado em Geografia e História. Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pós-doutor pela Marquette University (USA). Professor Titular da ECA/USP, chefiou o Departamento de Comunicações e Artes por 8 anos. Atuou como professor do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas nas décadas de 1970 e de 1980. No ensino superior, atuou na Universidade Metodista de São Paulo.

Fundou e coordena o NCE – Núcleo de Comunicações e Artes (USP). Coordena a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP. Esteve à frente da pesquisa que definiu e sistematizou, entre 1997 e 1998, o conceito da educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica na interface comunicação/educação. Promoveu, a partir do ano de 2000, 18 congressos, simpósios e encontros nacionais sobre a temática. É jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, tendo colaborado ativamente para fundação da revista Viração.

Vem colaborando, ao longo das duas últimas décadas, para que o conceito da educomunicação seja operacionalizado em níveis municipal, estadual e federal, através de políticas públicas, permitindo novas formas de gestão da comunicação nos processos educativos sejam implementadas. Para tanto, contribui para projetos como: o “Educom.TV” (2002), o “Educom.rádio”, (2001-2004) e o Curso a distância “Mídias na Educação” (2006-2012).

Presidiu a UCBC – União Cristã Brasileira de Comunicação Social entre 1980 e 1986. Foi presidente da UCIP – Unión Catholique Internationale de la Presse (Genebra, Suíça) entre 2001 e 2009, articulando eventos em todos os continentes destinados à formação de jornalistas no campo da ética, da cidadania e da sustentabilidade.


educom2Educomunicação nos cursos de jornalismo – Cláudia Lago

Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Professora da ECA-USP, Membro do NCE-USP.

A pesquisadora irá abordar a importância de incorporar e debater temas relacionados a educomunicação dentro dos cursos de jornalismo para a construção profissional dos aluno.

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1989), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Foi professora da Universidade Anhembi Morumbi (2005-2014), onde também foi membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade, líder do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola de Comunicação e Educação e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Educação. 

Desenvolve pesquisa na área de Comunicação tendo como foco a construção da alteridade, especialmente de gênero, em narrativas não ficcionais, e pesquisa e extensão em Educomunicação, relacionadas também ao estudo da alteridade. É professora da Escola de Comunicações e Artes no departamento CCA, curso Licenciatura em Educomunicação, da Universidade de São Paulo.

educom1Educomunicação e licenciatura por Claudemir Edson Viana

Secretário Executivo da ABPEducom, Professor da ECA-USP, Coordenador do NCE-USP

O pesquisadora apresentará aspectos gerais da formação e atuação do licenciado em Educomunicação e sobre a relevância do profissional da área na atualidade, da produção midiática dentro das escolas, aliados ao uso pedagógico das tecnologias. 


Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP). 

Foi colaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001, tornando-se coordenador do Núcleo em 2014. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC. Assume a cadeira de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação, na ECA/USP, em dezembro de 2013, e é o Secretário Executivo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação com mandato até outubro 2016.


dielcio

Educomunicação nos projetos com adolescentes do Pantanal – Dielcio Benedito Moreira

Professor da UFMT

O professor irá abordar a atual pesquisa: Educomunicação, Ciência e Outros Saberes: um estudo do trabalho colaborativo e compartilhável em narrativas transmídias. temas: Interface, Cultura da Conexão, Cultura Participativa, O Jovem e a Informação e Construção Coletiva de Saberes.

Benedito Dielcio Moreira é professor Associado da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Graduado em jornalismo, tem Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universität Siegen, Alemanha. Atua com educomunicação desde 1998. Seus estudos de mestrados, sob o Título “Esqueceram de Mim, eles só pensam nos meus pais”  versam sobre a relação entre jornais e jovens, no final da década de 1990. No doutorado, “Olhos de Voyeur e Dedos de Flaneur”, os estudos abordam as andanças midiáticas dos jovens, sobretudo no universo digital.


carlao3Importância de projetos de extensão para o reconhecimento dos cursos superiores – Carlos Alberto Caetano

Presidente do Conselho Estadual de Educação do MT e do Conselho da Promoção da Igualdade Racial

Sua fala no evento fala da importância dos projetos de extensão como um importante pilar para sustentar o compromisso da universidade em defesa dos direitos sociais.

Carlos Alberto Caetano é mestre em Educação (UFMT) e especialista em Gestão Pública em Saúde (UFMT) e em Política Segurança pública e Direitos Humanos (UFMT). É graduado em Ciências Sociais (Universidade Cândido Rondon) e em Filosofia (UFMT). É Presidente do Conselho Estado de Educação.

Carlão como é comumente chamado é professor da Rede Estadual de Educação. É pesquisador da área dos movimentos sociais e tem sua vida pautada nos movimentos sociais. Foi Membro do Conselho Estadual de Promoção e Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso – CEPIR. Faz parte da Coordenação do Instituto de Formação Estudos e Pesquisa Sócio-Econômico-Político Cultural de Mato Grosso. Também  foi  doordenador do Centro de Organização e Defesa da Criança e Adolescente –MT. É Professor de Sociologia e Filosofia na Rede Pública Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso. Exerceu a função de coordenador exxecutivo do Projovem Urbano na Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande –MT. Tem experiência na área de Ciência Política com ênfase em Políticas Educacionais. Atua na área de formação de educadores no Programa Projovem Urbano pela UNISELVA.


mariaCeliaRehderO direito à comunicação e a contribuição da Educação para a transformação social – Maria Célia Rehder

Assessora da Campanha Nacional Educação, membro do NCE-USP e do Conselho Científico Deliberativo da ABPEducom

Especialista em Educomunicação (ECA-USP), Mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Inter-University Center for Human Rights and Democratisation). Morou por 18 meses na Guiné-Bissau onde ocupou o cargo de oficial de comunicação das Nações Unidas naquele país, desenvolvendo ações diretas de educomunicação com a Rede de Crianças e Jovens Jornalistas da Guiné-Bissau.

Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), tendo atuado no programa Educom.rádio e no projeto Educom.JT (Jornal da Tarde). Atuou na revista Viração, coordenou ações no projeto Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef. Participou do Projeto Universidades em Timor Leste (PUC-SP, USP e Universidade Presbiteriana Mackenzie).

carlos_limaA presença da universidade no Núcleo de Educomunicação da SME-SP – Carlos Lima

Professor coordenador do Programa nas Ondas do Rádio da Secretária de Educação da cidade de São Paulo, Responsável pelo Núcleo de Educomunicação-SME-SP

O webconferencista irá discorrer sobre a presença do Núcleo de Comunciação e Educação (NCE-USP) na formação, articulação e assessoria aos projetos educomunicativos da SME-SP.

Carlos Alberto Mendes Lima foi radialista antes de se tornar professor de inglês em escolas de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Desde que o Educom.rádio foi implantado nas escolas da rede de 2001 a 2004 numa parceria com o NCE-USP, o professor vem atuando em projetos de rádio escolar e protagonismo juvenil, conforme registrou o blog da Licenciatura em Educomunicação

O projeto Educom-rádio se transformou no Programa Nas Ondas do Rádio, tendo Carlos em sua coordenação. Em 2015, o programa foi transformado em Núcleo de Educomunicação. Nesse universo de propostas educomunicativas, destacam-se: o projeto Imprensa Jovem – alunos viram repórteres e transformam os laboratórios de informática em agências de mídia; capacitação dos professores no uso das tecnologias na escola e no empoderamento dos alunos; rádios escolas que favorecem a aprendizagem e a cultura de paz na escola. Tudo isso foi possível, graças à aprovação e implementação da Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28/12/2004), que instituiu a educomunicação como política pública na cidade.


????????????????????????????????????

Educomunicação nas escolas estaduais de Mato Grosso – Leandro Rodolfo Resende

Professor coordenador de Projetos Educativos da  Secretaria de Educação de Mato Grosso.

O conferencista irá apresentar aspectos gerais do projeto Educomunicação existente em 150 escolas do estado de Mato Grosso e sobre a relevância do protagonismo do aluno do estado no uso pedagógico das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Leandro Rodolfo Resende é Mestre em Estudos Literários. É professor, escritor, agente cultural e tutor na Educação a Distância. É graduado em Letras (UFMT). Em 2013 publicou o livro “Memórias da melhor idade de Alto Araguaia”. Na graduação foi monitor e voluntário de Iniciação Científica. Como Agente Cultural teve projetos aprovados pela SEC-MT, FUNARTE, MinC e pelo BASA. Atualmente, ministra o Curso de Nova Ortografia, é Tutor pela UAB/IFMT e é Professor Efetivo Técnico Pedagógico atuando na Coordenadoria de Projetos Educativos da SEDUC-MT. Site pessoal: www.punhoeducativo.org




Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

quinta-feira, 31 de março de 2016

Comissão Organizadora Dá Início Aos Trabalhos Para O II Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação E I Seminário Virtual De Práticas Educomunicativas

 

Comissão organizadora do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas dá início às atividades com reunião no dia 23 de março de 2016. O evento é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e o Curso de Jornalismo da Unemat através do projeto de pesquisa “Gestão da Comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”.

Além dos pesquisadores do projeto e dos associados da ABPEducom em Mato Grosso, participam da comissão alunos que se colocaram como voluntários para organizar o evento. Três disciplinas, juntamente com seus professores, estão atuando intensivamente na organização, a saber: Interface Homem-Máquina do Curso de Computação, Assessoria de Imprensa e Comunicação e Tecnologias da Informação e Comunicação do Curso de Jornalismo.

Grupo De Pesquisa Do Curso De Jornalismo Da Unemat Promove Evento De Educomunicação

Desde sua institucionalização em 2014, o grupo de pesquisa Educom.Unemat do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Alto Araguaia vem se destacando no cenário nacional. O projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis” é gerido pelos professores Antonia Alves Pereira, Eveline dos Santos Teixeira Baptistella e Ulisflávio Oliveira Evangelista. São alunos bolsistas os acadêmicos Caroline Ferreira Lynch e Weverton Velasco.

Os resultados do projeto serão apresentados no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas acontece entre os dias 13 a 18 de junho de 2016, numa parceria entre o Núcleo ABPEducom-MT – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação em Mato Grosso.



Confira a programação do evento e faça sua inscrição.

Mais informações: 
Blog do evento: http://coloquiomteducom.blogspot.com/

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

II Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação

II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação será semipresencial ocorrerá entre os dias 13 a 18 de junho de 2016. Será uma realização do Núcleo ABPEducom-MT – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação em Mato Grosso. O evento será concomitante ao I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas que irá apresentar resultados da pesquisa do grupo de pesquisa Educom.Unemat do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Alto Araguaia.

O seminário virtual visa apresentar os resultados do projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”, gerido pelos pesquisadores e professores Antonia Alves Pereira, Eveline dos Santos Teixeira Baptistella e Ulisflávio Oliveira Evangelista. São alunos bolsistas os acadêmicos Caroline Ferreira Lynch e Weverton Velasco.

sábado, 22 de novembro de 2014

Núcleo Regional da ABPEducom será criado no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

O Núcleo Regional da ABPEducom será criado no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que se realiza nos dias 25 e 26 de novembro, em Cuiabá-MT, evento simultâneo ao SemiEdu 2014. Para a instituição do Núcleo é necessário seguir as diretrizes da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Já são dois os núcleos regionais da ABPEducom. O núcleo regional no Vale do Paraíba, em São Paulo, tem sede em São José dos Campos-SP. No Rio Grande do Sul. o Núcleo está responsável de organizar, junto com a ABPEducom, o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação juntamente como o III EducomSul, que acontecerá de 10 a 12 de junho de 2015.

No último dia do Colóquio, os associados da ABPEducom em Mato Grosso, que precisam ser no mínimo cinco (5), fazem uma Ata de Formação do Núcleo Regional contendo a assinatura dos presentes. Posteriormente, a Ata será enviada à Diretoria da Associação juntamente com uma carta pedindo a autorização da formalização do Núcleo no Estado.  O presidente da ABPEducom, prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, estará presente no ato.

O que faz o Núcleo Regional? 
Atender a demanda por informações sobre Educomunicação, promover grupos de estudos, debates  e pesquisas e fomentar a promoção de eventos regionais. Promover projetos em educomunicação. Finalidade de agregar os associados da ABPEducom residentes em regiões do país, de modo a articular seu envolvimento com as ações da associação. 

 Finalidade 

A  Associação  Brasileira  de  Pesquisadores  e  Profissionais  em Educomunicação, associação de caráter  científico-cultural,  interdisciplinar,  de âmbito  nacional,  sem fins  lucrativos,  visa  reunir pesquisadores, profissionais e estudantes que têm a Educomunicação e/ou seus elementos e processos constitutivos como seu objeto de interesse. 
Os  Núcleos  caracterizam-se  como  grupos  de  estudos  e  de ação, congregando  profissionais  e pesquisadores, em todos os níveis e áreas da educação, comunicação e outras que atuem nessa inter-relação.  São  parceiros naturais,  pautando  suas  atividades  pelo  empenho  em  estimular, desenvolver a educomunicação  como  prática  interdisciplinar  nas  regiões  que  representam.  
O trabalho dos Núcleos é fundamental para  a ampliação e consolidação do campo no Brasil, como também da própria Associação.

 Instalação de Núcleo Regional 

Para a instalação de um Núcleo Regional da ABPEducom é necessário:
• Reunião voluntária de, no mínimo, cinco associados com as anuidades regulares.
•  Eleição  de  um  Coordenador  –  eleito  por  voto  direto  pelos  associados  do  âmbito  do  Núcleo Regional pelo período de dois anos.
• Submissão à diretoria da ABPEducom da proposta para a instalação do Núcleo Regional.
•  Aprovação da proposta pela diretoria da ABPEducom.
• Elaboração  da  Ata  de  instalação  do  Núcleo  Regional  e  seu  encaminhamento  à  secretaria Executiva da ABPEducom.

domingo, 16 de novembro de 2014

Mesa redonda levanta práticas educomunicativas em Mato Grosso


Há muitos projetos e programas que trabalham na interface Comunicação/Educação espalhados pelo Brasil. Muitos foram disseminados pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) como o projeto "Educomradio.Centro-oeste" (2004-2008) e a experiências das salesianas nessa área. Esses são os projetos pioneiros que a mesa redonda "Práticas Educomunicativas em Mato Grosso" irá discutir no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

Mesa redonda vai discutir Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom


Já existe lei que garante a Educomunicação em escolas. O programa Nas Ondas do Rádio da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo e o programa de Rádio Escola Independente da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) são projetos educomunicativos ampliados graças às leis permitem sua continuidade. São muitos os projetos educomunicativos espalhados pelo Brasil é por isso que a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) foi criada para incentivar, apoiar e sistematizar as práticas que dizem respeito à interface Comunicação/Educação.

A mesa redonda "Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom" do I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação discorrerá por essas questões. Participam da mesa os professores Ismar de Oliveira Soares (USP), Benedito Dielcio Moreira (UFMT), Ailton Segura (UFMT); a jornalista Maria Eliete Alves Silva (UFMT) e a Ir. Maria de Nazaré Gonçalves Lima (Inspetoria Nossa Senhora da Paz - insPAZ).

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Programação do Colóquio Mato-grossense de Educomunicação dentro do SemiEdu 2014




24 de novembro (segunda-feira)
08:00 as 09:30 | Conferência com Eduardo Pellejero (UFRN, Brasil)
 09:30 as 11:30 | Mesa Redonda 1 - Modos de ler-escrever em meio à vida


I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

09:30 as 11:30 | Mesa Redonda 4 - Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom
Ismar de Oliveira Soares - ABPEducom, NCE-USP, ECA-USP
Maria de Nazaré Gonçalves Lima - Escolas Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora da Paz (FMA)

14:00 as 17:00 | Apresentação de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos em salas de aula do IE, IL e ICHS
16:00 as 18:00 | Realização de Oficinas de Mini-cursos em salas do IE
17:00 as 18:00 | Apresentação de pôsteres no saguão do IL
 19:00 | Atividade Cultural


25 de novembro (terça-feira)
08:00 as 09:30 | Conferência com Paulo Speller (Ministério da Educação, Brasil)
I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

09:30 as 10:30 | Mesa Redonda 6 - Práticas educomunicativas em MT
Ismar de Oliveira Soares - ABPEducom, NCE-USP, ECA-USP
Luzia Abich - Seduc-MT 
Antonia Alves Pereira - Unemat, NCE-USP, ABPEducom

14:00 as 17:00 | Apresentação de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos em salas de aula do IE, IL e ICHS 
16:00 as 18:00 | Realização de Oficinas de Mini-cursos em salas do IE
17:00 as 18:00 | Apresentação de pôsteres no saguão do IL
17:00 as 19:00 | Lançamento de Livros no Centro Cultural da UFMT
19:00 | Atividade Cultural

Para participar do Colóquio Mato-grossense de Educomunicação é preciso se inscrever no SemiEdu


Atenção! 

Para participar do Colóquio Mato-grossense de Educomunicação é preciso se inscrever no SemiEdu 2014 pelo link: http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/Inscricao.aspx?eventoUID=59 e escolher a categoria de profissionais na qual você se enquadra. A partir desse momento, não há mais possibilidade de inscrever trabalhos, então, escolha a categoria no item "Inscrição SEM submissão de trabalhos".

O SemiEdu acontece de 23 a 26 de novembro de 2014, mas o Colóquio apenas nos dias 24 e 25 do mês. No dia 26, o professor Ismar de Oliveira Soares estará ministrando palestra na Unemat, Campus de Alto Araguaia.

Colóquio de Educomunicação é noticiado no site da ABPEducom



O SemiEdu 2014 divulgou em sua página oficial a programação do I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação a se realizar nos dias 24 e 25 de novembro de 2014, sendo evento simultâneo. O presidente da ABPEducom, professor Ismar de Oliveira Soares participará de duas mesas redondas no Colóquio que tem por objetivo a criação do Núcleo Regional da ABPEducom em Mato Grosso

Em cada manhã haverá conferência geral do SemiEdu, ficando os eventos simultâneos com o horário a partir das 9h30 para a realização de sua programação. Às tardes acontecerão apresentação de trabalhos nos GTs, sendo que um deles é o GT Educação e Comunicação, coordenado pelos professores Cristiano Maciel e Claudia da Consolação Moreira - educomunicadora. 

Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom é a primeira mesa redonda (24/11) que, além do professor Ismar, contará com a participação do professor Benedito Dielcio Moreira (UFMT), da jornalista Maria Liete Alves da Silva (UFMT) e da salesiana Maria de Nazaré Gonçalves Lima. 

A segunda mesa redonda (25/11) será sobre as Práticas educomunicativas em MT com a presença das professoras Marli Barboza da Silva (Unemat), Antonia Alves (Unemat) e Luzia Abich (Seduc-MT), além do professor Ismar. 

Após esse momento, o Colóquio proporá a criação do Núcleo Regional da ABPEducom em Mato Grosso.