quarta-feira, 9 de julho de 2025

Mesa-redonda debate a produção audiovisual e educomunicativa indígena no 4º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação



No dia 22 de agosto de 2025, das 9h30 às 11h30, será realizada a mesa-redonda “Produção Audiovisual e Educomunicativa Indígena”, um dos destaques da programação do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. A atividade reunirá pesquisadores e comunicadores indígenas que, a partir de suas experiências, irão discutir as múltiplas formas de produção audiovisual realizada com e sobre os povos indígenas.
O debate contará com a participação de Cláudia Ferraz, comunicadora indígena integrante da Rede Wayuri de Comunicação Indígena, de São Gabriel da Cachoeira (AM). A rede é referência nacional na comunicação comunitária e é formada por comunicadores de oito etnias: Baré, Baniwa, Desana, Tariana, Tukano, Tuyuka, Wanano e Yanomami. Cláudia compartilhará sua vivência na mobilização e fortalecimento das narrativas indígenas através da comunicação educomunicativa.


Outro palestrante é o professor Mário Romão Villalva, da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), que apresentará o projeto de extensão “Educomunicação e Cultura Guarani”, desenvolvido em comunidades indígenas, por meio de oficinas de produção audiovisual. O projeto promove a criação de conteúdos em rádio, fotografia e vídeo, valorizando a cultura e a língua Guarani.


O professor Gilson Moraes da Costa trará sua experiência com práticas de resistência e afirmação cultural por meio da produção audiovisual do povo Xavante. Sua atuação destaca o papel das produções indígenas como instrumento de memória, identidade e luta política.


A mesa contará ainda com a participação de Carolina Machado Oliveira, documentarista premiada e professora na Bournemouth University (Reino Unido). Com ampla trajetória internacional, Carolina irá compartilhar sua experiência como produtora e diretora de filmes realizados na América Latina, Reino Unido e Europa, enfatizando o uso da mídia como ferramenta de advocacy e transformação social. Sua atuação envolve documentários, projetos multimídia e distribuição de filmes com foco na valorização de vozes e histórias sub-representadas.


A mediação será conduzida por João José de Alencar, membro do Educom.JOr e servidor da Seduc-MT, integrando as discussões que aproximam a educomunicação de processos de resistência cultural, fortalecimento identitário e transformação social.


A atividade faz parte da programação oficial do IV Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação, que este ano traz como tema “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, reforçando o compromisso com a valorização das narrativas indígenas e o fortalecimento de práticas comunicativas interculturais.


A programação completa do IV Colóquio pode ser conferida clicando aqui.


Texto | Diones Krinski


#Educomunicação #ColóquioEducomMT #Unemat #ExtensãoUniversitária #Interculturalidade #EducaçãoIndígena #ODS #MeioAmbiente #JornalismoComunitário #Unemat #JornalismoUnemat #PPGECII #EducomJor

Nenhum comentário:

Postar um comentário