sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Notícia Sobre O Evento No Portal Unemat

Unemat realiza III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação em novembro

por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza de 19 a 21 de novembro o III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação com o tema “Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania”. Esta terceira edição é totalmente on-line e as inscrições tanto para participação como para submissão de trabalhos começam a partir do dia 15 de setembro  e podem ser acessadas clicando no link. As inscrições de trabalhos poderão ser feitas até o dia 18 de outubro.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Grupo De Pesquisa Da Unemat Organiza III Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação

A terceira edição do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação a ser realizado entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020 irá reunir pesquisadores, professores e profissionais de Mato Grosso, do Brasil e da Espanha. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa “Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR)”, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

7 Dias com os Medias – GILM e Educom.JOR/Unemat

Programação Do III Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação


A programação do III Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação – está sendo atualizada na página complementar…

Tema: Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania
Data: 19, 20 e 21 de novembro (quinta, sexta e sábado)

Estamos preparando o III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação com previsão para realização em novembro – evento on-line.

Dia 19 de novembro
16h às 17h30
– Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos

sábado, 25 de janeiro de 2020

Programação do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

 Tema: Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania

Data: 19, 20 e 21 de novembro (quinta, sexta e sábado)


Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos

Dia 19 de novembro – 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos
A proposta desta mesa é discutir os direitos das pessoas que vivem na fronteira ou são deficientes auditivos, no que tange às suas especificidades linguísticas e a sua inserção em contextos sociais que não estão preparados para essa inclusão. Ainda, apresentar um cenário brasileiro e internacional do que está sendo feito, no campo de direitos e conquistas, para pessoas que falam uma determinada língua, seja pela deficiência auditiva ou por falarem o dialeto específico de um povo, terem acesso à educação e a comunicação na sua língua de origem. E quando inseridos em outros ambientes diferentes, quais as conquistas e lutas para que essas pessoas tenham condições de interagir com outras culturas, com a finalidade de realizar uma troca de conhecimentos em vez de terem que somente se adequar a língua e aos padrões culturais dos grupos hegemônicos.

Fronteira e direitos linguísticos – Drª Maria Matesanz Del Bairro e Drª Viviane Ferreira Martins (Universidad Complutense de Madrid)
Libras e língua de sinais boliviana – Drª Stela Perné Santos (IFMT)
Mulher na fronteira Cáceres/San Matias – Me. Marli Barboza da Silva (Unemat)
Corpo, arte e mídia – Drª Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) e Euler David de Siqueira
Língua e identidade: um olhar sobre a fronteira entre Cáceres e San Matias – Me. Fernando Jesus da Silva (UFMT)
Mediação: Me. Geni Conceição Figueiredo Zacarkim (Unemat, Educom.JOR)

Dia 19 de novembro – 19h às 19h30 (horário de Brasília)
Abertura do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Educomunicação como uma Epistemologia do Sul – conferencista: Profª Drª Rosane Rosa

Dia 19 de novembro – 19h30 às 21h (horário de Brasília)
Conferência: Educomunicação como uma Epistemologia do Sul
Instigada por Boaventura Sousa Santos que aponta para um “repensar a teoria crítica e reinventar a emancipação social”, Rosana Rosa vem repensando a Educomunicação como uma Epistemologia do Sul. Nesse sentido, discute o papel desse paradigma no processo de emancipação social, no contexto das organizações sociais brasileiras e latino-americanas. No âmbito da interface Comunicação e Educação, a perspectiva educomunicativa advém da experiência da comunicação e educação popular que atuam sob os referenciais de Paulo Freire e Mario Kaplun em vista de posturas dialógicas, participativas, democráticas e problematizadoras nos processos comunicativos.
Conferencista: Drª Rosane Rosa (UFSM)

Mesa 2: Infância, Consumo e Meio Ambiente

Dia 20 de novembro – 09h30 às 11h (horário de Brasília)
Mesa 2: Infância, Consumo e Meio Ambiente
Qual a relação entre consumo e meio ambiente? Como podemos trabalhar a questão ambiental a partir da educomunicação? Por que a publicidade infantil é desaconselhada? De que forma os meios de comunicação e, em especial, a televisão, contribuem para o consumismo? O que dizem as leis? Como a Educomunicação pode contribuir com uma reflexão crítica e uma mudança de comportamento em direção a um comportamento mais responsável e cidadão? Essas são algumas questões que serão debatidas nesta mesa.

Propaganda, publicidade e consumo infantil – Me. Gabriela Amorin Ferruzzi
“É suficiente! ou Basta”: contribuições da Educomunicação Socioambiental para a sustentabilidade – Dr. Rafael Gue Martini (Udesc)
Crianças e adolescentes como prosumers e cidadãos – Drª Inês Vitorino Sampaio (UFC/LABGRIM)
Educomunicação e Cultura Infantojuvenil: do convívio com a mídia ao protagonismo crítico – Dr. Claudemir Edson Viana (USP, ABPEducom)
Mediação: Drª Cristiane Parente (CECS – Universidade do Minho, Iandé Comunicação e Educação, Educom.JOR)

Mesa 3: Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso

Dia 20 de novembro – 14h às 15h30 (horário de Brasília)
Mesa 3: Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso
A mesa contextualiza os desafios da educomunicação a partir da proposta da BNCC e apresenta como a Educomunicação vem se desenvolvendo enquanto política pública na rede estadual de Educação Básica no Estado de Mato Grosso. Apresenta também discussão de como a Educomunicação está prevista na BNCC e a partir dos relatos das experiências desenvolvidas nas escolas estaduais de Mato Grosso entender de que forma Mato Grosso estará preparado para os novos desafios e o que pode contribuir na discussão da educomunicação em uma perspectiva nacional.

A educomunicação em Mato Grosso a partir da experiência em um projeto educomunicativo – Me. Elisângela Lopes de Lima Carvalho (Seduc-MT, Educom.JOR)
O panorama da política de Educomunicação em Mato Grosso a partir da análise das experiências das escolas estaduais – Me. João José Alencar (SeducMT, Educom.JOR)
Mediação:  Me. Cláudia Consolação Moreira (UFMT)

Mesa 4: O Jornalismo no contexto da desinformação

Dia 20 de novembro – 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Mesa 4: O Jornalismo no contexto da desinformação
No contexto de Pós-Verdade, Infodemia e Desinformação o jornalismo tem uma grande chance de recuperar sua credibilidade mostrando a importância do seu trabalho e seus processos. Da mesma forma, a sociedade tem um papel fundamental na cobrança de meios de comunicação mais transparentes, éticos, que reconheçam seus erros, ouçam seus públicos e veiculem informações de qualidade que respeitem seu direito à comunicação e reforcem a democracia

Desinformação, ética e o erro jornalístico – Drª. Elisangela Rodrigues da Costa (Estácio Campo Grande, ABPEducom, Educom.JOR)
Observatórios de mídia e imprensa como ferramentas de Media Accountability – O papel da Sociedade – Drª Cristiane Parente (CECS – Universidade do Minho, Iandé Comunicação e Educação, Educom.JOR)
O papel do jornalismo profissional na guerra contra a desinformação – Magda Matos (SindJor/MT)
Mediação: Me. Rosana Alves de Oliveira (Unemat, Educom.JOR)

Mesa 5: Minorias, território e o direito à comunicação

Dia 20 de novembro – 19h às 20h40 (horário de Brasília)
Mesa 5: Minorias, território e o direito à comunicação
A mesa discute atual conjectura política do país e as formas de comunicação de grupos minoritários para que tenham espaço de fala e representatividade política na reivindicação e atendimento às suas demandas e defesa de suas conquistas. A mesa objetiva compreender quais as principais preocupações dos grupos minoritários abordados na mesa diante do atual contexto político brasileiro. Como esses grupos vêm se organizando para que suas demandas possam ser ouvidas e atendidas. E no campo da comunicação quais as estratégias para que suas lutas, história e a cultura cheguem a outros setores da sociedade de forma efetiva e mobilizadora.

Produção Partilhada do Conhecimento – Dr. Sergio Bairon (USP)
Educomunicação e os povos quilombolas – Dr. Thiago Cury (UFMT)
Os projetos educomunicativos no Quilombo Mata Cavalo – Gonçalina Eva Almeida de Santana
A relação educomunicativa do povo Terena e os livros didáticos – Drª Naine Terena (Faculdade Católica de Cuiabá)
“LGBT Sem Terra: O amor faz revolução”– Júlio César Barbosa Pedroso da Cruz (BAEC)
Mediação: Dr. Thiago Cury (UFMT)

Dia 21 de novembro – 9h às 12h e 15h às 16h (horário de Brasília)
Relatos de experiências e apresentações e trabalho
Eixo 1: Educomunicação, Infância e Juventude
Eixo 2: Educomunicação, Mídia-Educação, Educação Básica e BNCC
Eixo 4: Educomunicação, Meio Ambiente e Saúde
Eixo 5: Educomunicação e Políticas Públicas
Eixo 6: Práticas Educomunicativas
Eixo 7: Outras Temáticas

Professor Muniz Sodré -
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Dia 21 de novembro – 17h (horário de Brasília)
Homenagem ao Pesquisador Muniz Sodré – por Lawrenberg Advícula da Silva

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Pesquisadora Discute Projetos Ambientais No Ensino, Na Extensão E Na Pesquisa Do Curso De Jornalismo

A professora Ana Carolina de Araújo Silva vai integrar a webconferência “Webjornalismo, jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental” durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, juntamente com outras três jornalistas que atuam na área ambiental. A pesquisadora irá falar sobre três projetos que desenvolve como docente no Curso de Jornalismo da Unemat.

Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados às novas tecnologias e narrativas no jornalismo ambiental, dentre os quais, o RadioEcologia, EcoAraguaia e Jambtec. A pesquisadora destaca que a Radioecologia se desenvolve dentro da Focagen (Agencia Júnior de Jornalismo) e seu conteúdo é disponibilizado na internet. Outro projeto foi o site Eco Araguaia, produto desenvolvido na disciplina eletiva de Produção Transmidiática, voltado para o turismo.

Jornalista Irá Discutir Midiaeducação No II Colóquio Mato-Grossense De Educomunicação


O jornalista Marcus Tavares, editor da revistapontocom será um dos webconferencistas da mesa sobre “Direito à comunicação, empoderamento e protagonismo juvenil” durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. No evento, o jornalista irá discutir a relação das crianças e adolescentes com a mídia.

O também pesquisador, integra do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, desenvolvendo estudos sobre as relações de crianças e jovens com as mídias. É mestre em Educação pela UniRio. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Integra a Rede de Trabalho do Instituto Alana. 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Reportagens Que Envolvem Justiça Socioambiental Motivam A Jornalista Sucena Resk

“Como jornalista socioambiental, transfiro para minha prática a experiência de tratar de temas relacionados a impactos ambientais, a povos tradicionais e indígenas e toda a rede de relações que envolvem a justiça socioambiental”, contextualiza sua atuação Sucena Shkrada Resk. A educomunicadora vai participar da webconferência “Webjornalismo, jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental” no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas.

Em sua fala, Sucena vai abordar a Educomunicação como ferramenta em sala de aula – quando lecionou em curso técnico de meio ambiente – e no chão, com os agricultores. Discutirá os “desafios e pequenas conquistas que, às vezes, são imperceptíveis mas estão lá. Fora o grande retorno como cidadã, que a gente encontra nesta relação”.

Presidente Da SBPJor Vai Falar Sobre A Importância Da Educomunicação Para A Construção Profissional Do Futuro Jornalista

A presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Cláudia Lago, será uma das palestrantes do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. É também professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, mas especificamente no curso de Licenciatura em Educomunicação. Em Alto Araguaia-MT, a pesquisadora vai participar da abertura do evento e do minicurso “Práticas Educomunicativas no Jornalismo” que serão transmitidos pela Internet.

Em sua fala, a jornalista irá abordar a importância de incorporar e debater temas relacionados a educomunicação dentro dos cursos de jornalismo para a construção profissional dos alunos.

Pesquisadores Da Unemat Relatam Pesquisa Sobre Gestão Da Comunicação No II Colóquio

Os professores do projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis” da Universidade do Estado de Mato Grosso relatam resultado obtidos no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas. Sua discussão será na webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos“, juntamente com professores da USP, UFSM e UFCG.

Produção Educomunicativa Do Curso De Comunicação Social De Campina Grande Será Abordada Por Cláudio Messias

O docente do curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande, Cláudio Messias, será um dos palestrantes do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. O pesquisador vai participar da webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos.

Messias apresentará a produção educomunicativa do primeiro bacharelado implantado na área, considerado como uma proposta pedagógica inovadora. Criado em 2009, com primeira turma ingressando em 2010, o curso foi reconhecido pelo MEC em 2014. Essa universidade pública está localizada no nordeste brasileiro, em Campina Grande, Paraíba.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Presidente Do CEE-MT Falará Sobre Compromisso Da Universidade Em Defesa Dos Direitos Sociais

Carlos Alberto Caetano é presidente do Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso (CEE-MT) e sua história pessoal e profissional se pauta nos movimentos sociais. É também presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial. No II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, o professor irá falar sobre a importância de projetos de extensão como importante pilar para sustentar o compromisso da universidade em defesa dos direitos sociais na mesa de abertura sobre “Educomunicação no ensino superior

O professor Carlos Alberto é também o representante do Comitê MT da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), uma importante parceria que o CEE-MT vem realizando em defesa do direito à educação. A assessora dos projetos da CNDE, Maria Célia Rehder, também estará no evento discutindo na perspectiva dos direitos humanos.

Seduc Apresenta Seus Projetos Educomunicativos Que Tiveram Início Com Assessoria Do NCE-USP

Leandro Rodolfo Resende da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) virá ao evento a fim de apresentar aspectos gerais do projeto Educomunicação existente em 150 escolas do estado de Mato Grosso, destacando a relevância do protagonismo do aluno no uso pedagógico das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Sua participação está prevista para a mesa de abertura sobre “Educomunicação no ensino superior de Jornalismo“, mas o professor participará de outras atividades semipresenciais, em Alto Araguaia, a fim de interagir com experiências das secretarias de educação da cidade de São Paulo e de Porto Alegre.

domingo, 15 de maio de 2016

Jornalismo Ambiental Será Discutido No II Colóquio Pela Jornalista Gisele Neuls

Apaixonada por poesia e meio ambiente. Assim é Gisele Neuls que atua na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado – Comunitário, Rural, Empresarial, Científico. Seus trabalhos literários podem ser visualizados nos blogs Vênus em Crise e Uma Casa Amarela. A jornalista participará da webconferência “Webjornalismo, jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental” no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

Formada em Jornalismo (UFRGS), com mestrado em Comunicação e Informação (UFRGS), tem experiência em reportagem, edição e assessoria de comunicação, especializada em meio ambiente, ciência, clima, floresta e agronegócio há mais de 15 anos. Foi diretora da Matiz Caboclo Comunicação.

sábado, 14 de maio de 2016

Pesquisadora Da UFSM Vai Discutir Projetos Educomunicativos Em Níveis Nacional E Internacional No II Colóquio


Rosane Rosa trabalha com projetos educomunicativos em nível nacional e internacional, discutindo temas como Comunicação, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Educomunicação, Interculturalidade e Cidadania. A professora da UFSM vai participar da webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos“.

É vice-presidente da associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPPEducom) desde 2012. É coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Cabo Verde, e do Projeto Educomunicação Intercultural para Moçambique – Pro-mobilidade UAM.

A professora é responsável pelo Núcleo RS da ABPEducom e vem organizando os eventos denominados por EducomSul que realizou sua terceira edição, junto com o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação, em Porto Alegre, em 2015. O Núcleo vem realizando um trabalho em parceria com as escolas públicas do Rio Grande do Sul, integrando o Programa Mais Educação do MEC.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Rehder: Educomunicadora Defensora Do Direito Humano À Comunicação E À Educação Virá Ao II Colóquio

Maria Célia Giudicisse Rehder é uma ativista em Direitos Humanos no Brasil, tendo passado pela ONG Viração como educadora da Plataforma dos Centros Urbanos, atuando em mais de 30 comunidades populares de São Paulo. Seu foco principal é o direito à comunicação reconhecido como espaço de expressão dos atores sociais em contexto educacional, social, cultural e político. Atualmente, trabalhando na Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), a jornalista virá ao Colóquio para discutir o protagonismo juvenil e a luta pela educação básica para todos.

Maria Célia é membro do Conselho Científico Deliberativo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). É mestre em direitos humanos defendido na Itália, especializada em Gestão da Comunicação, Educação e Cultura (ECA-USP) e jornalista pela Mackenzie.

Há 16 anos integra como pesquisadora o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP). Nesse período, atuou como formadora no curso a distância Mídias na Educação (NCE-USP,/UFPE/MEC) e no projeto Educom.rádio.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Especialista Em Educomunicação Que Carregará A Tocha Olímpica Virá Ao II Colóquio

Radialista, professor de inglês da rede estadual de São Paulo, com especialização em Educomunicação, Carlos Lima poderá adicionar em seu currículo que carregou a Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016. Acontecerá no dia 26 de maio em sua cidade natal, Petrolina-PE. Foi o escolhido entre 110 pessoas pela sua colaboração nas práticas educomunicativas. Alguns dias depois, vai participar de três atividades do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, em Alto Araguaia.

Trabalhando desde 2001 dentro das escolas desenvolvendo projetos educomunicativos, a primeira iniciativa foi com o Educom.rádio, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), atuando com rádio escolar e protagonismo juvenil. O programa cresceu e mudou o nome para Nas ondas do rádio, graças à Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28/12/2004) que tornou a Educomunicação uma política pública na cidade de São Paulo. Em 2009, a Portaria 5.792 abriu a possibilidade de contratação de uma equipe de especialistas para realizar as formações dos docentes e contribuiu para o reconhecimento oficial dos projetos de educomunicação desenvolvidos nas escolas.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Jornalista Discute Empoderamento De Alunos E Práticas Educomunicativas De Jornais

A comunicação como instrumento de desenvolvimento – Jovens em ação, realidades em transformação. É essa temática que Cristiane Parente de Sá Barreto irá abordar no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. Jornalista, pesquisadora, professora e educomunicadora – “uma eterna estudante” – assim, se define. A jornalista cearense morava em Brasília quando se mudou para Portugal a fim de cursar o doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho-Portugal (Doutoranda em Educação para os Media).

Fez um Máster em Comunicación, Cultura y Educación pela Faculdade de Comunicação da Universidad Autónoma de Barcelona e é Mestre em Mídia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Esse mestrado uniu seu amor pela Educomunicação ao trabalho como coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação-ANJ entre 2008 e 2013, averiguando a ação de uma escola no interior do Mato Grosso do Sul e o empoderamento dos alunos a partir do trabalho feito com um jornal escolar em parceria com a comunidade.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Professor Vai Discutir A Mediação Do Adulto E Os Canais De Expressão Dos Estudantes Nas Ações Educomunicativas

De professor de História a animador de grupos de adolescentes que realizam cobertura educomunicativa na cidade de Porto Alegre-RS. Assim, é a vida do educomunicador Jesualdo Freitas de Freitas. Durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, o professor irá participar da mesa redonda, à distância, sobre “Direito à comunicação, empoderamento e protagonismo juvenil“.

Membro da Associação Brasileiras de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Jesualdo vem apresentando a todo o Brasil o empoderamento desses alunos, uma experiência bem similar ao que acontece na rede pública da cidade de São Paulo, que será apresentada nessa mesma conferência.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ismar De Oliveira Soares: Duas Décadas De Luta Aproximando Educação Básica, Ensino Superior E Educomunicação

Ismar de Oliveira Soares é educomunicador, mesmo antes do conceito de Educomunicação ter sido identificado como um campo autônomo do conhecimento, em 1999. O professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) desde 2012 e coordena a Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP. Na abertura do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, Ismar participará à distância falando sobre as instituições de ensino superior que estão trabalhando com a Educomunicação.

Fundou e coordena o Núcleo de Comunicações e Artes (NCE-USP). Esteve à frente da pesquisa que definiu e sistematizou, entre 1997 e 1998, o conceito da educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica na interface comunicação/educação. A pesquisa demonstrou que havia uma nova área com procedimentos que carregavam em si a perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire, a apropriação cultural e crítica dos meios de comunicação, dando a possibilidade aos agentes de serem produtores de cultura para melhorar seu entorno social.